Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Workshop internacional vai discutir impacto da pandemia no turismo religioso

O primeiro dia do Workshop Internacional de Turismo Religioso, esta quinta-feira, 24 de junho, vai ser marcado por um seminário que pretende debater os “Impactes e desafios da Covid-19 nos fluxos de peregrinação e turismo religioso”. A sessão decorre a partir das 15h00 e tem emissão online.

- Publicidade -

Em estreita ligação com o Instituto Politécnico de Leiria, sob a coordenação da investigadora Graça Poças Santos, o seminário “Impactes e desafios da Covid-19 nos fluxos de peregrinação e de turismo religioso” conta com oradores de renome internacional, da Argentina, Brasil e Portugal.

Em nota de imprensa, Graça Poças Santos destaca como objetivos da ação: ”1. Perspetivar as consequências de curto, médio e longo prazo para a peregrinação e o turismo religioso originadas pela situação pandémica e todas as inerentes restrições; 2. Refletir quais as estratégias e medidas a implementar pelas entidades do setor (especialistas, autoridades religiosas, autarquias, hoteleiros, etc.) para favorecer a recuperação e o regresso à “normalidade” possível”.

- Publicidade -

Neste âmbito, Graça Poças Santos refere que, “com a pandemia da COVID-19 acordámos para uma nova realidade. Tal como relativamente a muitas outras sequelas individuais e sociais originadas pela pandemia, estão em grande medida por determinar e avaliar as consequências da mesma no plano das vivências religiosas, sobretudo ao nível da diminuição (plano quantitativo) e de desvalorização (vertente qualitativa) da prática religiosa, da fragilização das relações de pertença e de sentimento de comunidade, bem como de algum esvaziamento simbólico de rituais e sacramentos”.

“É certo que, numa primeira tentativa de fazer face à nova situação, as organizações católicas até terão demonstrado alguma resiliência, mas o prolongamento no tempo das restrições por motivos sanitários coloca desafios sem precedentes”, observa.

Quanto aos oradores, a docente e investigadora sublinha “que é muito interessante ter a leitura destas realidades a partir de outras experiências culturais, nomeadamente, do Brasil e da Argentina, para além da portuguesa”.

Acrescenta ainda que, “neste contexto, os fluxos de peregrinação e turismo religioso registaram quebras semelhantes às verificadas em todo o setor turístico, incluindo nas deslocações e no alojamento, para além do comércio e restauração dos lugares de acolhimento. Fátima é um exemplo paradigmático deste fenómeno iniciado no primeiro trimestre de 2020, sendo de referir, pelo seu ineditismo, o cancelamento da peregrinação aniversária de 13 de maio desse ano e a realização da mesma em 2021, com o limitadíssimo número de 7500 peregrinos no recinto”.

O Workshop abre na manhã deste dia 24, com a presença da Secretária de Estado do Turismo. O destino convidado desta edição, que vai decorrer em formato online e presencial, é o Rio de Janeiro (Brasil).

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome