Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Maio 13, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Uma reflexão sobre a Eucaristia do Reitor do Santuário que surge no pós-confinamento

O confinamento mudou a forma como se encara a Eucaristia, comentou o Cardeal António Marto na apresentação da obra “No coração da Igreja”, na sexta-feira, 10 de julho. O livro, do Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas, uma reflexão contemporânea em torno da Eucaristia, parece assim surgir mesmo a propósito. Não será um best-seller, admitiu o autor, mas quer ser uma ferramenta para o trabalho pastoral.

- Publicidade -

Carlos Cabecinha celebra este ano 25 anos de ordenação sacerdotal e deu à estampa um livro que reflete a temática da Eucaristia à luz das reflexões teológicas mais recentes. A apresentação da obra decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, numa sessão breve que juntou algum do clero local.

O autor do prefácio é o bispo de Leiria – Fátima, o Cardeal D. António Marto. O sacerdote começou por refletir as mudanças que o confinamento trouxe à celebração eucarística, que passou a chegar aos crentes pelas transmissões online e pela televisão.

- Publicidade -

“Não era a mesma coisa”, constatou D.António Marto, uma vez que o celebrante se encontrava praticamente sozinho, não obstante as muitas visualizações. “Nem de propósito chega neste momento esta obra”, constatou, que apela à análise de outras dimensões da Eucaristia que “a rotina e a habituação nos ajudavam a esquecer”.

Reitor do Santuário de Fátima celebra 25 anos de ordenação sacerdotal Foto: mediotejo.net

Para o bispo, o livro vem responder a uma “carência” que já era sentida antes do confinamento, num trabalho bem fundamentado teologicamente e utilizando uma linguagem bastante acessível. Uma “obra que se impõe por si”, afirmou.

Este trabalho resulta do Padre Carlos Cabecinhas ter sido encarregue da formação permanente do clero de Leiria-Fátima, adiantou o autor. O Reitor do Santuário de Fátima agradeceu por isso à editora Paulus ter aceite publicar a obra, nomeadamente nas atuais circunstâncias do mercado livreiro e com um tema que não é dado a grandes tiragens. “Espero que dê aos leitores tanto gosto e entusiasmo como me deu a escrever”, concluiu.

Carlos Cabecinhas condensou em livro uma reflexão sobre os estudos mais recentes em torno da Eucaristia Foto: mediotejo.net

A apresentação do livro ficou a cargo do Padre Joaquim Ganhão.

“Estamos diante de uma obra que reflete a profundidade e a seriedade que o autor lhe imprimiu. Com uma atualizadíssima e oportuna bibliografia apresenta uma cuidadosa fundamentação bíblica, patrística e teológica, sem ignorar a escolástica. Socorre-se amiúde dos documentos do magistério, de modo particular, de Paulo VI ao Papa Francisco, passando pelos emblemáticos documentos do Papa S. João Paulo  II e de Bento XVI”, afirmou.

“O elenco bibliográfico que se apresenta no final é outro instrumento de trabalho precioso para aqueles que desejarem fazer desta obra  o que ela, do meu ponto de vista, pretende também ser: um instrumento de  trabalho. Um instrumento pastoral que, com toda a certeza, irá levar valor à formação nas nossas comunidades e faculdades”, notou.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

COMENTÁRIOS

Please enter your comment!
O seu nome