Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Santuário retoma missas com peregrinos mas com uso obrigatório de máscara

Seguindo o plano de desconfinamento, o Santuário de Fátima, concelho de Ourém, retoma as celebrações com participantes este sábado, dia 30 de maio. Por forma a garantir maior segurança, as missas vão realizar-se na sua maioria na Basílica da Santíssima Trindade, mais ampla, ou no recinto de oração. O uso de máscara nos espaços fechados é obrigatório.

- Publicidade -

“Para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde, o Santuário irá concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das Missas do programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11h00 que, ao fim de semana- sábado e domingo-, até 26 de outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração. Ainda ao domingo, a missa das 15h00, passará a ser celebrada também no Recinto de Oração”, informa a instituição religiosa em nota de imprensa.

Estas modificações no programa celebrativo obedeceram a “um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia. Antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no passado dia 14 de março, o Santuário adotou um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela covid-19. Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial”.

- Publicidade -

Deste modo, as missas das 07h30, 9h00, 11h00 (durante a semana), 15h00, 16h30 e 18h30 decorrem na Basílica da Santíssima Trindade. Ao fim de semana, a missa das 11h00 tem lugar no recinto de Oração.

As celebrações na Capelinha das Aparições também vão ser retomadas. De segunda a domingo, a capelinha das aparições acolhe o terço às 12h00; uma hora de reparação, entre as 14h00 e as 15h00; o terço às 18h30, com transmissão pelos órgãos de informação habituais- TV e Rádio Canção Nova, Rádio Sim e RR- e também no canal do Youtube do Santuário de Fátima e no Facebook do Santuário.

As celebrações oficiais terminam diariamente com o terço às 21h30. Durante a semana será ainda celebrada na capelinha das a Eucaristia das 12h30. Ao fim de semana decorre na capelinha o terço às 10h00 e às 16h00, sendo a missa das 16h30 transferida para a Basílica da Santíssima Trindade. Durante a vigência do horário de verão será esta a missa que contará com a presença de interpretes de Língua Gestual Portuguesa. As missas que habitualmente decorriam durante a semana na capelinha das aparições, em língua estrangeira- italiano, inglês e espanhol-, não irão ser celebradas. Tal como a procissão do Santíssimo ao domingo, que não se realizará.

“Para esta reabertura gradual, o Santuário de Fátima definiu estritas medidas de prevenção do contágio da Covid-19, com indicações e recomendações relativas à higienização dos espaços, higiene pessoal, etiqueta respiratória, distanciamento físico, monitorização dos sintomas e proteção individual, junto dos seus colaboradores e nos diversos espaços informativos ao peregrino de que dispõe”, refere a instituição.

“Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Nestes espaços, e durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão. Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente, nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração. As capelas da Reconciliação e da Adoração mantém os horários habituais, devendo os peregrinos observar todas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene”, acrescenta.

A Bênção dos Veículos também sofre uma mudança: a partir do dia 31 de maio decorre semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12h45 e 17h00.

Santuário de Fátima preparado para receber fiéis depois de “longo período de tempo doloroso”

O reitor do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, convidou hoje os fiéis a regressarem às celebrações comunitárias, a partir de sábado, “com segurança”, depois de um “longo período de tempo doloroso” devido à pandemia de covid-19.

Numa mensagem vídeo divulgada publicamente, Carlos Cabecinhas convida os peregrinos a voltar à Cova da Iria, em Fátima, neste que considera ser “um tempo novo”.

“Queria convidar-vos a vir ao Santuário de Fátima. Estaremos à vossa espera para vos acolher com segurança. Todos vós sereis bem-vindos”, diz o reitor.

Carlos Cabecinhas recorda o “largo período de tempo doloroso” imposto pela pandemia, que “privou as pessoas de cumprirem a rotina quotidiana e de participarem na eucaristia”, impedindo até a celebração da Páscoa em comunidade.

“Não pudemos peregrinar a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio. Fizemos estes sacrifícios em nome de um bem maior: a saúde de todos nós”, refere na mensagem, considerando que é tempo dos cristãos retomarem a “vida normal”, ou seja, “viverem a sua fé em comunidade, respeitando as regras para a preservação da saúde mas em comunidade”.

O reitor do Santuário de Fátima considera que o momento atual é “uma oportunidade para viver a fé com entusiasmo e em comunidade”, como o fizeram “os santos pastorinhos”.

Em Fátima, o regresso à atividade será feito “com regras de segurança já definidas”, concentrando a maioria das missas do programa oficial, de segunda a domingo, na Basílica da Santíssima Trindade. A exceção são as missas das 11:00 no fim de semana, celebradas no Recinto de Oração, tal como a das 15:00 de domingo.

c/LUSA

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome