Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Julho 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Santuário inaugura Pórtico que recorda o milagre do sol

No domingo, 27 de novembro, a partir das 10 horas, decorre a abertura do Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima. O momento será marcado com a passagem pelo Pórtico Jubilar, no alto do recinto do Santuário de Fátima. Uma estrutura metálica que recorda uma similar ali construída em 1917, onde os pastorinhos rezaram e se deu o milagre do sol.

- Publicidade -

A abertura do Ano Jubilar do Centenário das Aparições e a celebração da missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade é presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto. Os peregrinos são convidados a participar na oração do Rosário, às 10 horas, na Capelinha das Aparições, seguindo depois em procissão, com a imagem de Nossa Senhora do Rosário até à Basílica, com uma passagem pelo Pórtico Jubilar.

Segundo explica o Santuário de Fátima, “a criação deste Pórtico Jubilar resulta da intenção de dotar o Santuário de um elemento visual que possa celebrar os cem anos de Fátima, evocando simultaneamente a memória do arco que, em 1917, assinalou o lugar das aparições, e sob o qual foram fotografados Francisco Jacinta e Lúcia”.

- Publicidade -

“Por outro lado, simboliza a ideia de uma `porta santa´ uma vez que a sua estrutura se desenha em torno do conceito de marco que assinala um lugar sagrado e a sua configuração é a de uma porta encimada por uma cruz. Aliás, ali estão presentes os elementos que já constituíam o pórtico de 1917: a cruz central e as lanternas que a ladeiam, em clara referência à marca cristológica da mensagem de Fátima”, continua.

No fim-de-semana, o ano jubilar é também marcado pela abertura, no sábado, dia 26, às 14h30, da exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo. Exposição evocativa da aparição de outubro de 1917”, na Basílica da Santíssima Trindade. No Centro Pastoral Paulo VI segue-se a apresentação do tema do ano por D. António Couto, bispo da diocese de Lamego, a partir do Salmo 125 “O Senhor fez maravilhas”. Durante esta sessão será lançada a medalha comemorativa do Centenário.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here