Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Segunda-feira, Agosto 2, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima: Relógio do Centenário começou contagem decrescente (c/vídeo)

Um Relógio instalado junto à Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, iniciou esta quinta-feira, 12 de maio, a contagem decrescente para o Centenário das Aparições.

- Publicidade -

O Relógio ficará como lembrança dos 100 anos dos acontecimentos da Cova da Iria, devendo tornar-se um relógio comum após 13 de maio de 2017.

O Relógio do Centenário, situado numa das entradas do topo norte do recinto do Santuário de Fátima, regista os dias (365, hoje), horas, minutos e segundos que faltam para o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, disse hoje Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

- Publicidade -

“A partir dessa data, continuará, já não em contagem decrescente, para evocar os 100 anos de Fátima”, adiantou.

O cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside hoje e na sexta-feira à peregrinação internacional, que decorre no Santuário de Fátima e que celebra o 99.º aniversário das aparições.

Em 2017, ano em que se comemora o centenário das aparições, é esperada a presença em Fátima do papa Francisco.

“O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador” é o tema desta peregrinação que, além das habituais cerimónias litúrgicas, inclui o acolhimento da imagem da Virgem Peregrina – que viajou ao longo de um ano pelas 21 dioceses portuguesas do continente e ilhas, conventos e mosteiros de clausura – e a consagração dessas mesmas dioceses a Nossa Senhora de Fátima.

A peregrinação abre oficialmente hoje, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, agendada para as 18:30. Pelas 21:30, no recinto do Santuário, decorre o rosário, seguido da Procissão das Velas, após a qual o cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, preside à missa no novo altar.

Na sexta-feira, 13 de maio, a celebração final começa às 09:00, com o rosário na Capelinha das Aparições. Segue-se, às 10:00, a procissão para o altar, missa, a tradicional bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

C/LUSA

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome