Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Domingo, Setembro 19, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Peregrinação dos emigrantes presidida pelo arcebispo do Luxemburgo

A peregrinação aniversária de agosto ao Santuário de Fátima, também conhecida por peregrinação dos emigrantes, é presidida este ano pelo arcebispo do Luxemburgo, o cardeal Jean-Claude Hollerich, que dirige atualmente a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia.

- Publicidade -

Aos 61 anos de idade foi o primeiro luxemburguês a fazer parte do Colégio Cardinalício e recebeu a notícia em Portugal, quando se encontrava de férias. Mantém com a comunidade portuguesa uma relação de grande proximidade e não será a primeira vez que preside em Fátima a uma peregrinação aniversária, adianta nota de imprensa do Santuário de Fátima.

Em agosto de 2013, presidiu a esta mesma celebração no recinto de oração da Cova da Iria, tendo na ocasião escrito um texto para o jornal Voz da Fátima intitulado “Ser estrangeiro”.

- Publicidade -

A peregrinação de agosto é desde 1973 considerada como a peregrinação dos emigrantes, momento em que a Igreja, a partir de Fátima, reflete sobre a condição do migrante. 

Entre 8 e 15 de agosto decorre também em Fátima a 49ª Semana Nacional de Migrações, sob o tema “Rumo a um nós cada vez maior”.

“O Coração desta semana é a Peregrinação de 12 e 13 de agosto, que decorrerá com as condicionantes conhecidas, e pelo segundo ano consecutivo não haverá vigília noturna. Os peregrinos terão acesso limitado, por isso acredito que muitos estarão unidos pelo coração e acompanharão pelos meios de comunicação social, com a mesma intensidade”, refere Eugénia Quaresma, a presidente do organismo católico.

“É tempo de reconstruir a partir de um tempo forte de Espiritualidade como aquele que nos oferece este Santuário, altar do mundo, onde sentimos que temos Mãe a quem confiar as nossas angústias, chorar as nossas mágoas, retemperar as nossas energias, renovar a nossa esperança”, esclarece ainda.

cardeal Jean-Claude Hollerich Foto: D.R.

Nos materiais divulgados para esta Semana Nacional encontra-se a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, na qual o Santo Padre desafia as comunidades católicas a ir “ao encontro das periferias existenciais”. 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome