Fátima | Peregrinação de 13 de maio à porta fechada e sem peregrinos

Numa mensagem emocionada publicada esta segunda-feira, 6 de abril, no canal youtube do Santuário de Fátima, o Cardeal D.António Marto, bispo de Leiria-Fátima, anunciou que a peregrinação aniversária do 13 de maio será realizada à porta fechada, sem peregrinos. Um “ato de responsabilidade”, frisou o sacerdote, acompanhado do cancelamento de 180 grupos de peregrinos de todo o mundo.

“É com muita dor e tristeza, de alma e coração, mas também com um grande sentido de responsabilidade” que o Cardeal D.António Marto anunciou que a realização das cerimónias do 13 de maio será à porta fechada, sem a tradicional multidão de peregrinos no recinto do Santuário de Fátima.

Suspender as cerimónias públicas, frisou, “é um ato de responsabilidade pastoral e um profundo ato de fé”. “Comunico com coração e lágrimas porque sei da importância deste momento em particular para tantos milhares de peregrinos que aqui vêm em busca de alimento, de conforto espiritual, de paz para o ano inteiro”, afirmou, com alguma comoção.

PUB

“Esta é a única decisão sensata e responsável que poderíamos tomar”, explicou o clérigo, salientando que o Santuário de Fátima não podia permitir que a instituição se tornasse um foco de contágio para o país e para o mundo. “Este tempo ordena-nos que fiquemos em casa”.

O Cardeal apelou a que cada peregrino faça a sua “peregrinação” a partir de casa, seguindo em direto as cerimónias através dos diferentes meios de comunicação social. “O recinto do santuário estará vazio, mas não deserto”, sublinhou. “Também para o Santuário é um momento muito difícil, porque não pode acolher peregrinos que é a sua razão de ser”, constatou.

O bispo deixou ainda uma palavra aos cristãos que não têm podido assistir à missa devido às medidas de contenção da pandemia de Covid-19. “A nossa alma está triste”, admitiu, “agora é tempo de curarmos e de estancarmos a doença”.

A terminar, D.António Marto adiantou que se pensa fazer a celebração do 13 de maio noutra ocasião, “ação de graças”. “Esperamos que esse dia não demore muito”

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here