Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima: Na terra dos hotéis e autocaravanas, ainda há quem monte uma tenda (c/vídeo)

As autocaravanas parecem ter invadido o Santuário de Fátima nos últimos anos, substituindo os tradicionais campistas que ocupavam boa parte dos parques da cidade. Com o crescimento da oferta hoteleira, lotada por estes dias e com preços inflacionados, há no entanto quem continue a preferir montar a sua tenda e dormir sob as estrelas. A questão, afirmaram alguns campistas ao mediotejo.net, passa ainda e sobretudo pela falta de condições económicas de muitos peregrinos.

- Publicidade -

Assim o relata Albino Lopes, de Guimarães, que há cerca de uma década vem até Fátima por alturas do 13 de maio e monta sempre a sua tenda junto à entrada sul da velha Basílica. Com uma reforma pequena não há dinheiro para comprar uma autocaravana ou ficar num hotel. “Estamos bem, doutra maneira não teríamos possibilidades”, garante.

campistas montam as tendas junto à Basílica do Rosário. foto mediotejo.net
campistas montam as tendas junto à Basílica do Rosário. foto mediotejo.net

- Publicidade -

O mesmo discurso tem uma vizinha, chegada de Abrantes. Idalina Mendes refere que os preços nos hotéis são muito altos, para autocaravanas não há dinheiro e que a alternativa seria mesmo trazer o carro. Na tenda passa-se um dia diferente.

Mas há ainda quem faça “campismo” como modo de vida. Nos parques junto ao Santuário o mediotejo.net encontrou o jovem Tiago, de 20 anos, que com uma vida complicada e falta de recursos, vive numa tenda há alguns meses. Em tempo de 13 de maio decidiu montar a sua tenda no Santuário de Fátima e vai ajudando os vizinhos a montar as suas tendas. Confessa-nos que é evangélico mas respeita o culto.

“É bom a gente ouvir o som dos passarinhos de manhã”, comenta sorrindo, referindo que quer ser músico e anda a lutar pelo seu sonho.

autocaravanas dominam hoje o cenário nos parques do Santuário. foto mediotejo.net
autocaravanas dominam hoje o cenário nos parques do Santuário. foto mediotejo.net

Cerca de 8 mil pessoas, de 67 países diferentes, chegaram este 12 de maio a Fátima, em 164 grupos. O total dos peregrinos que vão assistir às cerimónias de 12 e 13 de maio é imprevisível. O Santuário de Fátima não tem números dos campistas que se instalam nos seus parques, podendo estes acampar à sua vontade.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome