Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Setembro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima/Leiria | Cardeal António Marto agradece cardinalado

O Cardeal D. António Marto preside esta sexta feira, dia 13 de julho, pelas 21h00, à missa de ação de graças por ocasião da dedicação da Catedral de Leiria, aproveitando a celebração para dar graças pelo dom do cardinalato.

- Publicidade -

O bispo de Leiria-Fátima foi feito cardeal no passado dia 28 de junho, no Consistório que decorreu na Basílica de São Pedro, recebendo o anel e o barrete cardinalícios pelas mãos do Papa Francisco. D. António Marto, tal como os restantes cardeais, foi ainda inserido na respetiva ordem (episcopal, presbiteral ou diaconal), uma tradição que remonta aos tempos das primeiras comunidades cristãs de Roma, em que os cardeais eram bispos das igrejas criadas à volta da cidade (suburbicárias) ou representavam os párocos e os diáconos das igrejas locais, explica uma nota de imprensa do Santuário de Fátima.

D. António Marto foi criado cardeal-presbítero com o título de ‘Santa Maria sopra Minerva’, uma igreja de Roma que já tinha sido atribuída, no século XVIII, ao cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, 9.º patriarca de Lisboa, que foi bispo de Leiria.

- Publicidade -

O cardeal português nasceu a 5 de maio de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves, Diocese de Vila Real; foi ordenado padre em Roma, em 1971 e a 10 de novembro de 2000 foi nomeado bispo auxiliar de Braga, pelo Papa João Paulo II, tendo passado pela Diocese de Viseu antes de ser escolhido por Bento XVI, em 2006, como bispo de Leiria-Fátima.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome