Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Encerramento do centenário começou cheio de luz (c/vídeo)

Num recinto significativamente mais vazio que em maio, o Santuário de Fátima iniciou o encerramento das celebrações do seu centenário na quinta-feira, 12 de outubro, com o espetáculo multimédia “Fátima -Tempo de luz”. Esta sexta-feira, 13 de outubro, a sessão oficial de encerramento conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a partir das 18h30 e um concerto da Orquestra da Gulbenkian.

- Publicidade -

O recinto do Santuário começou a esvaziar depois da procissão das velas, mantendo-se porém alguns milhares de pessoas até cerca das 00h30, quando teve início o espetáculo de video mapping “Fátima-Tempo de Luz”,  mais uma das iniciativas do Santuário para marcar o seu centenário. Neste dia 13 de outubro celebra-se o momento alto das aparições de Fátima, o milagre do sol, que em 1917 terá reunido entre 30 a 50 mil pessoas, segundo vários registos da época, e que acabaria por legitimar a narrativa dos três pastorinhos de Aljustrel.

A projecção multimédia “Fátima-Tempo de Luz” tem cerca de 14 minutos e foi produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design e foi vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, combinando mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original. O espetáculo será reproduzido dias 13 e 14 às 22h30, após a procissão das velas.

- Publicidade -

São sete cenas que recordam os momentos mais marcantes da história de Fátima, desde a visão do inferno pelas três crianças, o muro de Berlim ou a visita dos Papas, com a voz do Papa Francisco a canonizar Jacinto e Francisco Marto em maio deste ano. São utilizados 22 projetores – 10 deles de 22.000 lumens cada e outros 12.000.000 -, com uma potência total de 580.000 lumens e uma resolução de 15.900 pixels. O espectáculo terá uma potência instalada total de 137.200 watts de som e 16.800 watts de iluminação.

A projeção, garante o Santuário, é ainda “neutra em carbono”, ou seja, as emissões de CO2 ligadas ao evento são calculadas e compensadas por um projeto de energia limpa, o que tornará o saldo final de emissões zero.

Na conferência de imprensa de 12 de outubro, o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, afirmou que se celebra o encerramento do Centenário, mas que este não deve ser encarado como “um final”, antes “um começo” para uma nova fase da vida da instituição.

Na homilia da missa da noite de dia 12, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, lembrou a mensagem pelo fim da guerra transmitida há 100 anos aos pastorinhos, pedindo a Nossa Senhora que interceda, hoje como então, em defesa da paz no mundo.

“Foi a recomendação que Nossa Senhora deixou aqui em Fátima há 100 anos. Aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, recomendou com insistência que se rezasse o rosário todos os dias, para obter o fim da guerra e alcançar a paz”, disse António Marto.

Antes, na saudação aos peregrinos proferida no início das celebrações religiosas da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, António Marto lembrou a mensagem do papa Francisco, proferida quarta-feira no Vaticano, para que se reze o rosário pela paz no mundo.

c/LUSA

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome