Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Julho 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Trincanela

Fátima: Concentração de automóveis clássicos por uma boa causa (c/vídeo)

Cerca de um milhar de apaixonados pelos automóveis clássicos reuniram-se no domingo, 24 de abril, nos Parques 13 e 14 do Santuário de Fátima, para uma concentração de veículos anteriores a 1995. A iniciativa foi do Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra (Leiria), localidade à saída de Fátima, e pretendia apoiar o Centro João Paulo II na aquisição de camas ortopédicas. Cerca de 400 veículos receberam a bênção do Padre Vítor Melícias, numa adesão que surpreendeu a própria organização, que teve que encerrar as inscrições.

- Publicidade -

Clássicos a Fátima. Padre Vítor Melícias benzeu os veículos. foto mediotejo.net
Clássicos a Fátima. Padre Vítor Melícias benzeu os veículos. foto mediotejo.net

Uma paixão e um modo de ocupar os tempos livres. Foi assim que os apaixonados dos automóveis clássicos descreveram este hobbie ao mediotejo.net. Um entretenimento que não é propriamente caro (os carros já são velhos e apenas precisam de recuperação) e pode ser até valorizado economicamente. Em 2014, o Primeiro Encontro Nacional de Clássicos a Fátima sofreu com a imensa chuva, mas este dia 24 o sol brilhou e o calor fez transpirar quem acorreu, de vários pontos do país, a Fátima.

- Publicidade -

A adesão surpreendeu a organização do Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra, que esperava atingir os 300 veículos. As inscrições chegaram aos 400 automóveis, cerca de um milhar de participantes, e tiveram que ser encerradas.

animação marcou o dia nos parques do Santuário. foto mediotejo.net
Animação marcou o dia nos parques do Santuário. foto mediotejo.net

Há dois anos o Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF) recebeu com esta iniciativa 12 mil euros, este ano o Centro João Paulo II conseguiu ver doado 3500 euros, entre outros géneros materiais. O CRIF recebeu novamente 1500 euros.

Mas qual a mística dos clássicos? “É a história, o sentimento, as famílias, os antepassados, é um marco para o futuro”, comentou a respeito o presidente do Clube, Paulo Primitivo. Fátima “é a marca que leva Portugal pelo mundo”, pelo que a organização entendeu que se podia juntar a parte “religiosa com um momento de convívio”.

foto mediotejo.net
foto mediotejo.net

O programa incluiu pequeno-almoço, almoço e uma visita pela região. O desfile de automóveis causou algum aparato na Avenida João XXIII e reuniu muitos curiosos para ver estas “belezas” de outros tempos, junto ao Santuário de Fátima.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here