Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Terça-feira, Agosto 3, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Colégio de São Miguel tem novo diretor

A diocese de Leiria-Fátima emitiu um comunicado em que anuncia a retirada do padre Adelino Guarda como diretor do Colégio de São Miguel, instituição diocesana localizada em Fátima, concelho de Ourém. Em seu lugar vai exercer funções Manuel Lourenço Coelho, 44 anos, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

- Publicidade -

“O Bispo diocesano nomeou Diretor do Colégio de São Miguel, em Fátima, o Dr. Manuel Lourenço Coelho, que substitui no cargo o Revº padre Dr. Adelino Filipe Guarda, que, tendo terminado o seu mandato, pediu para ser dispensado das funções que exercia”, informa o comunicado da diocese, com data de 8 de junho.

Manuel Lourenço Coelho era até à data docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo também lecionado na Universidade Fernando Pessoa e na Escola Superior de Educação do Porto. Há 25 anos que dava aulas no Colégio Alemão do Porto, onde também exercia funções de direção pedagógica. Desde 2012 é responsável pela produção do programa musical cultural do Santuário de Fátima.

- Publicidade -

“O Senhor D. António Marto agradece reconhecidamente ao P. Adelino Guarda o bom serviço que prestou com toda a dedicação, desde 2012, ao Colégio de São Miguel e agradece ao Dr. Manuel Lourenço Coelho a disponibilidade para aceitar a missão que agora lhe é confiada”, termina o texto.

O Colégio de São Miguel é um estabelecimento escolar com o 2º,3º ciclos e Secundário com contrato de associação ao Estado. A entrada do Padre Adelino Guarda em 2012 deu a conhecer as irregularidades nas finanças escolares deixadas pelo anterior diretor, Padre Joaquim Ventura, que foi a Tribunal Eclesiástico e condenado. No final de 2016 o Jornal de Leiria noticiava a saída de um conjunto de professores ligados a Joaquim Ventura da instituição, que conduziu a pelo menos um processo judicial, que o Colégio perdeu, por despedimento ilícito.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. “Há 25 anos que dava aulas no Colégio Alemão do Porto, onde também exercia funções de direção pedagógica”

    O Sr. Manuel Lourenço tem 44 anos e já dava aulas à 25 anos! Começou muito cedo! Começou com 19 anos a leccionar, sem ter o curso? Há aqui alguma incongruência!
    Deveria rever as suas fontes de informação, pois o Sr. Manuel Lourenço não pertenceu à direcção pedagógica do Colégio Alemão do Porto. Essas funções por norma são lugares chefiados por alemães.
    O Sr. Manuel Lourenço nunca pertenceu ao quadro de efectivos desse mesmo Colégio.
    Foi professor de Guitarra extra-curricular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome