Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Outubro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Fátima | Bispo de Hiroshima preside peregrinação de Outubro

A Peregrinação Internacional Aniversária dos próximos dias 12 e 13 de outubro, que evoca a última aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria, em 1917, vai ser presidida pelo bispo de Hiroshima, D. Alexis Mitsuru Shirahama.

- Publicidade -

A presença do bispo de Hiroshima na Cova da Iria materializa a atenção que o Santuário de Fátima tem prestado ao continente asiático, proveniência de onde se tem registado um aumento anual de peregrinos, e vai ao encontro do “eixo para onde o mundo cristão caminha”, conforme salientou, no início do ano, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

O primeiro momento público do bispo de Hiroshima no Santuário decorre na conferência de imprensa, agendada para as 16h00 do dia 12 de outubro, na Sala de Imprensa (Colunata Sul da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima), ocasião na qual o bispo de Leiria-Fátima fará um balanço do ano pastoral de 2017-2018.

- Publicidade -

Do programa da peregrinação para o dia 12 de outubro constam: a saudação inicial, às 18h30, na Capelinha das Aparições, e a recitação do Rosário, às 21h30, seguida da Procissão das Velas e Missa da Vigília. No dia 13, destaque para a recitação do Rosário, às 09h00, seguida da Missa Internacional, às 10h00, no Recinto de Oração, que terminará com a procissão do adeus.

As principais celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária terão interpretação em língua gestual portuguesa, através dos ecrãs disponibilizados no Recinto de Oração e na transmissão em direto na página do Santuário.

D. Alexis Shirahama, bispo de Hiroshima desde junho de 2016, nasceu a 20 de maio de 1962 na ilha japonesa de Nakadori, e foi ordenado sacerdote em março de 1990. Estudou até 1995 no Canadá e em França, tendo, no regresso ao país natal, assumido o cargo de reitor do Seminário Católico do Japão, em abril de 2012, lê-se na página da Conferência Episcopal japonesa. O prelado tem como lema para o ministério episcopal “Omnia propter Evangelium” – Tudo pelo Evangelho (tradução livre).

Atento aos conflitos mundiais, D. Alexis Shirahama deixou publicamente, no passado mês de agosto, por ocasião da evocação do bombardeamento atómico de Hiroshima e Nagazaki, em 1945, um apelo a um esforço global pela desnuclearização – com uma referência particular ao entendimento entre as duas Coreias –, na espectativa de uma rápida resolução do tratado sobre a proibição das armas nucleares estabelecido pelas Nações Unidas, no ano passado.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome