- Publicidade -
Sábado, Dezembro 4, 2021
- Publicidade -

Ferreira do Zêzere | Gruta de Avecasta aguarda fundos comunitários para ser valorizada

A Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere aprovou em setembro a candidatura ao “Natura Replay”, inserido no Programa Life (com subsídios da comunidade europeia) um projecto que envolve quatro municípios do país. No caso deste concelho do Médio Tejo, pretende-se trabalhar na valorização da Gruta de Avecasta, localizada na União de freguesias de Pias/Areias, zona oeste do concelho.

- Publicidade -

O projecto representa um investimento de cerca de cem mil euros, cabendo à autarquia suportar 30% desta verba. O objectivo passa pela montagem de Núcleos de Interpretação dos sítios, geridos pelas câmaras, com conteúdos criados pela SHN e um festival internacional gerador de mais-valias regionais.

O programa é coordenado pela Sociedade de História Natural (SHN) e integra investigadores que estiveram envolvidos na proposta, demarcação, caracterização e mapeamento de alguns sítios do Litoral-Oeste Português e que agora se assumem como ativistas e promotores da utilização das tecnologias da Computação Gráfica Interativa e dos videojogos às Ciências e Gestão do Território e do Património.

- Publicidade -

naturareplay_videogameb
Objectivo passa pela montagem de Núcleos de Interpretação dos sítios, geridos pelas câmaras Foto: D.R.

De acordo com Hélio Antunes, vereador da Cultura, Educação, Turismo e Ação Social, este projecto é um consórcio que irá envolver as Câmaras Municipais de Ferreira do Zêzere, Porto de Mós, Cadaval e Alenquer (todos envolvidos em zona de NATURA 2000) com o objectivo comum de promover e continuar a desenvolver cientificamente algum trabalho em torno de locais arqueológicos como é o caso de Avecasta, associado à vertente de Património Natural.

“Todo o enquadramento em redor da Gruta de Avecasta será estudado, também a cartografia. Serão desenvolvidos alguns jogos educativos para que os mais novos percebam melhor o que é a Gruta de Avecasta e para o público em geral será desenvolvido um conjunto de software e um espaço que irá explicar de forma mais detalhada tudo o que é a Gruta de Avecasta”, explicou, acrescentando que o espaço está já classificado como de interesse arqueológico.

O vereador espera que com esta valorização que a Gruta de Avecasta se possa tornar num espaço visitável, reunindo as condições ideais para que o turista receba toda a informação sobre a mesma. Neste momento, apesar de já estar classificado, o espaço ainda não pode ser aberto ao público.

“Após este programa, pensamos que a Direcção Geral do Património Cultural irá permitir que a Gruta possa ser visitada, mediante regras”, disse.

Foto em destaque: Região do Zêzere

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome