Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

F. do Zêzere: União de freguesias de Areias e Pias ressuscita Feira da Ascensão

A Feira da Ascensão voltou à localidade de Areias, em Ferreira do Zêzere,  cerca de 20 anos após a sua última edição. Foi no domingo, 8 de maio, que a União de Freguesias Pias/Areias viu o corolário dos seus esforços em renovar e trazer de volta ao povo uma feira muito antiga e afamada, recebendo rasgados elogios por parte de quem ali passou.

- Publicidade -

FEIRA ASCENSÃO3
Chuva marcou presença mas não afastou população

Mesmo como a chuva a fazer-se de convidada, foram ainda centenas os populares que voltaram a participar nesta tradição que se segue sempre no domingo seguinte À quinta-feira da espiga. Exposição de animais ao vivo e a tosquia de uma ovelha foram algumas das particularidades do evento que retrata uma feira típica, emprestando um dia diferente à população de Areias.

- Publicidade -

CENTRO ESCOLAR AREIAS FEIRA ASCENSÃO
Stand do Centro Escolar de Areias

O comendador Sérgio Melo recorda que a feira “de tempo idos” chegava a durar uma semana, ou seja começava num domingo e  passava a Quinta feira de Ascensão. Refere ainda que, de Lisboa especialmente, vinham várias excursões de autocarro só para comprar o afamado queijo das Areias, feito de leite, cru de cabra e ovelha coalhado com cardo natural e que graças aos bons pastos da zona poente do concelho de Ferreira.

DSC04973
Tasquinhas

O presidente da União de Freguesias de Pias/Areias, Hugo Azevedo, acompanhado pelo seu executivo estava cansado mas animado. S. Pedro não foi amigo e ninguém poderia prever tanta chuva num fim de semana de Maio, depois da semana ter começado com altas temperaturas. Mesmo assim, a opção foi manter. “Foi uma feira que deu muito gosto em organizar. Temos o recinto muito composto e tivemos aqui as 12 colectividades da nossa freguesia. Além disso, contamos ainda com a presença do artesanato, embora algumas bancas tenham ficado por abrir”, referiu ao mediotejo.net.

DSC04968
Hugo Azevedo , presidente da União de Freguesias de Pias e Areias (ao centro)

Entre as colectividades da União de freguesias, marcaram presença, o folclore, os Nabantinos com os seus cantares e, claro, o povo que veio à feira, dando a aprovação que a feira está de volta e será para ficar. A feira terminou com um baile com Márcio Cabral, com a animação a fazer-se nas tasquinhas.

13116153_520403458147449_3639874737671330394_o
Todos saudaram o regresso da Feira da Ascensão a Areias

DSC04988
Participaram as 12 colectividades da União de Freguesias

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome