Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Agosto 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

“Expo-Constância para “descobrir o artista que vive em nós”!, por Massimo Esposito

Ando há muito nestas andanças, para cima e para baixo do Medio Tejo, e depois que decidi torna-lo a minha casa,  tempo agradável e de progresso, muitos me apoiam ..outros não, não interessam os detratores mas sim os amigos, eu gosto do que faço e gosto de transmitir o pouco que sei para ver outros voar alto, expressar o que sentem  e em que acreditam..ou só fazer algo pelo próprio prazer.

- Publicidade -

Por este motivo no sábado, dia 9 de Abril, as 17:30, haverá a inauguração da Expo-Constância na sala Polivalente do Cineteatro. Mas o que é a Expo-Constância? O nome surgiu por acaso e gostamos dele, mas o assunto é um pouco mais serio. A ideia é expor desenhos e quadros dos alunos do “Atelier do Massimo” de três laboratórios (Entroncamento, Abrantes e naturalmente Constância). Porquê juntos? Porquê nesta altura? Porquê neste local?

Juntos se faz a força, diziam os antigos, e eu acredito nisto. Juntos realizamos obras importantes, juntos incentivamos outros a melhorar e nós melhoramos também mas sobretudo neste caso se poderá ver como o mesmo ensino, o mesmo programa de educação atinge em maneira diferente os vários alunos. Eu entendo isto como professor, cada um procura a si mesmo com as mesmas ferramentas.

- Publicidade -

Escolhemos esta altura porque é um pouco antes da “eclosão” das festas das cidades, dos festivais do verão e dos muitos eventos que o Medio Tejo nos prenda anualmente, mas também porque os alunos presentes nesta exposição são relativamente “jovens” em sentido artístico e achei simpático mostrar obras de pessoas que se aproximaram há tão pouco tempo a esta arte pluri-milenar.

IMG_1969Mas porque na sala Polivalente do Cineteatro de Constância? Antes de tudo porque é uma sala maravilhosa, com uma luz incrível e um tamanho considerável. A segunda razão é que é o nosso atelier, o nosso laboratório, onde todos os sábados avançamos mais no progresso artístico e que convidamos a todos para poderem experimentar quanto é agradável empenhar-se no desenho e pintura. Um convite para quem diz que não há nada a fazer nas nossas vilas e cidades, para quem ama desafiar-se e ama a arte..naturalmente.

E neste momento devo agradecer ao Município de Constância pela disponibilidade e carinho que demonstraram em apoiar esta ideia, este projeto, que espero possa evoluir para sublinhar a beleza desta “Cidade-Poema” mas sobretudo que possamos todos juntos fazer o possível para “descobrir o artista que vive em nós”!

Pintor Italiano, licenciado em Arte e com bacharelato em Artes Gráficas em Urbino (Itália), vive em Portugal desde 1986. Em 1996 iniciou um protejo de ensino alternativo de desenho e pintura nas autarquias do Médio Tejo que, após 20 anos, ainda continua ativo. Neste projeto estão incluídas exposições coletivas e pessoais, eventos culturais, dias de pintura ao ar livre, body painting, pintura com vinho ou azeite, e outras colaborações com autarquias e instituições. Neste momento dirige quatro laboratórios: Abrantes, Entroncamento, Santarém e Torres Novas.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome