Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Existem 75 lagares de azeite no Médio Tejo

Dos cerca de 500 lagares de azeite que existem a nível nacional, 75 localizam-se na região do Médio Tejo, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes a 2015. Um dado importante é que de 2014 para 2015 houve um aumento de 14 lagares na nossa região, número que revela a crescente importância da olivicultura.

- Publicidade -

- Publicidade -

Os números do INE dão conta que, na região do Médio Tejo, existem 18 lagares de azeite em Mação, 11 em Abrantes e 10 em Ourém. São estes os concelhos com maior número de lagares registados. Por outro lado há concelhos sem qualquer lagar como Constância.

Embora não constando dos dados estatísticos do INE, Vila Nova da Barquinha tem a funcionar, pelo menos, do conhecimento do mediotejo.net, o Lagar do Casalinho nas Limeiras, Praia do Ribatejo.

- Publicidade -

Um dos mais recentes lagares inaugurados na nossa região foi o de Vila de Rei com um investimento na ordem dos 500 mil euros financiado em 35% por fundos comunitários. Foi inaugurado a 19 de setembro de 2015 (Dia do Concelho) e começou a laborar a 27 de outubro do mesmo ano. Com este novo equipamento, os produtores de Vila de Rei deixaram de ter de se deslocar a outros concelhos vizinhos para terem o seu azeite.

Nesta altura está a começar mais uma campanha e a azáfama toma conta dos lagares que normalmente trabalham 24 horas por dia.

Lagares de azeite na região do Médio Tejo – 2015

Concelho Nº de lagares
Abrantes 11
Alcanena 3
Constância 0
Entroncamento 1
Ferreira do Zêzere 5
Mação 18
Ourém 10
Sardoal 4
Sertã 7
Tomar 8
Torres Novas 7
Vila de Rei 1
Vila Nova da Barquinha 0*
Total – Médio Tejo 75

Fonte: INE

*Embora não constando dos dados estatísticos do INE, Vila Nova da Barquinha tem a funcionar, pelo menos, do conhecimento do mediotejo.net, o Lagar do Casalinho nas Limeiras, Praia do Ribatejo.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia,
    Li a sua reportagem, no entanto quero fazer uma pequena correção
    Existe um lagar no Concelho de Vila Nova da Barquinha.
    O Lagar está reconhecido para a ajuda à produção de azeite pelo Ministério da Agricultura, IFADAP e INGA. Fica localizado no lugar do Casalinho, nas Limeiras, freguesia da Praia do Ribatejo e tem o telefone 243 733 157.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here