Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Setembro 21, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Mação | Retrato das Freguesias: Carvoeiro

No âmbito da Feira Mostra, este ano na sua 24ª edição, o mediotejo.net visita o Concelho de Mação, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 6 freguesias que o compõem.

Carvoeiro, em conjunto com Amêndoa e Belver serão das mais antigas povoações da região, remontando à data da identidade nacional, por volta de 1194. Após a reconquista Afonsina, D. Sancho I doa terras à população, incentivando assim à permanência. O domínio da vila passa mais tarde para jurisdição da ordem de Malta. A carta de vizinhança é obtida em 1464 pela mão de Afonso V e a carta de foral é-lhe concedida em 1518 por D. Manuel. Faz parte do Concelho de Mação desde 1878.

Uma das teorias sobre a origem do nome Carvoeiro é a derivação do nome das jazidas de carvão inexploradas existentes no sub-solo.

Tem a palavra… Nuno Bragança, 35 anos, no cargo desde outubro de 2009, eleito pelo PSD.

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O melhor, é a riqueza natural (de onde se destaca a Praia Fluvial de Carvoeiro) e a aceitável facilidade de acesso aos serviços, que conjugados proporcionam uma qualidade de vida de excelência. O pior, é a dificuldade em fixar a população jovem e consequentemente atenuar o envelhecimento da população.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Mação?
A comunicação flui com facilidade, sendo que temos conseguido junto da Câmara Municipal de Mação a resolução de algumas situações que já se arrastavam há algum tempo.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
Os recursos humanos e financeiros, estão muito aquém das necessidades de intervenção existentes na Freguesia.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
É muito gratificante fazer intervenções no sentido de melhorar a qualidade de vida da população da Freguesia e dar resposta ás solicitações da mesma, assim como auxiliar na resolução de pequenos problemas do seu dia a dia.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… resolver/ver resolvidas algumas questões que se arrastam há algum tempo, tais como a construção de uma ETAR em Carvoeiro, a construção de uma casa mortuária, a requalificação da Igreja da Misericórdia em Carvoeiro, a construção de um parque de campismo e/ou caravanismo na envolvente da Praia Fluvial de Carvoeiro, entre outras.

Igreja Matriz
Foto: CM Mação

Retrato da Freguesia

Orago: São João Baptista
Localidades: Balancho, Capela, Carvoeiro, Degolados, Feiteira, Frei João, Galega, Maxieira, Pereiro, Pracana Fundeiro, Quebrada, Rouqueira, Sanguinheira, Vale da Casa, Vale de Santiago, Vale Pedro Anes.
Área: 49,79 Km2
População: 620 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 20 de outubro de 2003

Descrição: Escudo de verde, monte de carvão de negro, incandescente de ouro e vermelho; em chefe, cruz da Ordem de Malta. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “CARVOEIRO – MAÇÃO”.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -