Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Novembro 28, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Mação | Município reforça laços com Fuentes de León através de geminação

O acordo de cooperação/geminação com o município espanhol Fuentes de León foi aprovado por unanimidade quer na última reunião de câmara, quer na sessão de Assembleia Municipal desta terça-feira, tendo já sido assinado protocolo com Fuentes de Léon no final deste mês.

Fuentes de León é um município da Espanha, situado na província de Badajoz, e tem uma área de 110 km² e cerca de 2300 habitantes (2016), e assume um conjunto de semelhanças em termos socioeconómicos e ainda no que respeita à arqueologia e arte rupestre também presente nesta cidade.

Segundo Vasco Estrela, autarca da CMM, “Mação tem tido parceria com Fuentes de León e com a Universidade de lá bem como com os arqueólogos daquela localidade, onde também existe arte rupestre, e portanto através dos nossos serviços do Museu e do professor Luiz Oosterbeek há ali uma partilha de conhecimento”, notou, reforçando que se trata de “docentes que também vêm a Mação e ao nosso museu, e nesse sentido, no ano transato foi feita uma primeira tentativa de estabelecimento de uma parceria/relação entre estas duas localidades e o meu homólogo de Fuentes de León esteve em Mação na altura da Feira Mostra, com uma mostra dos seus produtos para divulgação da sua terra e, na altura, propôs-nos que nas festas daquela localidade pudéssemos lá estar e pudéssemos formalizar aqui uma parceria”.

Quanto ao objetivo deste acordo de cooperação, o que se pretende é estabelecer contactos “mais privilegiados entre as duas localidades que têm mais ou menos as mesmas caraterísticas e também alguma caraterística inferível de algum despovoamento e alguma dificuldade em reter as suas populações. Há sinergias que podem ser estabelecidas, pontos em comum que podem ser aprofundados”, nomeadamente no que toca ao setor dos produtos endógenos, caso das carnes da Marca Mação.

No entanto, esta não será a primeira geminação do concelho de Mação. O município já tinha uma geminação com Buriti dos Montes, uma cidade/município do estado do Piauí, no Brasil, também ligado pela arte rupestre existente no município brasileiro. Mas segundo o autarca “é uma geminação que está meio adormecida, porque na altura que foi estabelecida, no anterior mandato, não houve aprofundamento nem foram consequentes de parte a parte, e com total sinceridade, da minha parte também não houve disponibilidade para aprofundar ou reatar relações”, assumiu.

Por outro lado, o presidente da CMM entende ser uma mais-valia estabelecer este tipo de cooperação. “Faz sempre sentido que em municípios, ou povos, que têm algo em comum – neste caso concreto as gravuras rupestres – possa haver partilha de conhecimentos, de saber fazer, trocas entre visitantes ou pessoas que podem visitar aquele local e serem interessados na matéria, cientistas ou outros. Sabendo que a cerca de 200 km há uma uma localidade que também tem potencialidades naquela área, estamos a falar de um município que tem nos produtos endógenos um foco importante também nas carnes, no mel, penso, quem sabe, se não podemos criar aqui algum tipo de relações”, justificou.

“Acho que não se perde nada porque há experiências com municípios que têm os mesmos problemas que nós, têm provavelmente as mesmas virtudes, e as mesmas potencialidades, e então resta perceber como é que de parte a parte nos podemos ajudar”, terminou o autarca.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -