Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

ESPECIAL FÁTIMA | O terço (gigante) de Joana Vasconcelos para o Centenário (c/vídeo)

O mais recente trabalho da artista plástica Joana Vaconcelos é um terço de 26 metros instalado na Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. A peça foi uma encomenda da própria instituição, para celebrar o centenário das aparições. “Suspensão” foi criada em polietileno e luzes LED, devendo a iluminação ser ligada pela primeira vez no dia 12 de maio, aquando a chegada ao Santuário do Papa Francisco.

Joana Vasconcelos fez uma investigação sobre a história de Fátima e optou pelo terço como elemento cénico marcante da sua mensagem. “Foi um convite muito especial ao qual eu e o meu ateliê nos dedicámos de forma muito particular e que vem numa linha de obras que tenho vindo a desenvolver nestes últimos 20 anos”, esclareceu a artista aquando a apresentação da obra, esta terça-feira, 2 de maio.

Joana Vasconcelos foi a artista convidada pelo Santuário para criar uma obra que marcasse o centenário. Foto: mediotejo.net

Em 2002 Joana Vasconcelos criou uma peça, a www.fatimashop, em torno de uma sua peregrinação a Fátima, de “ciclomotor”. “Vim de peregrinação de Lisboa até Fátima para poder observar o fenómeno de Fátima”, explicou aos jornalistas, experiência que mudou “toda a minha visão sobre Fátima”.

Manifestou-se assim satisfeita por poder participar na mensagem de Paz que pretende ser transmitida através do Santuário, criando um terço, de proporção monumental, que vai ao seu encontro. “A «Suspensão» tem a ver com esta relação entre o céu e a terra, e a luz que de alguma maneira nos ilumina o nosso caminho”, terminou.

O terço iluminar-se-á todos os dias pelas 21h30, marcando o horário do terço no Santuário de Fátima. Foto: mediotejo.net

A obra tem 2600x1050x75 cm, construída a partir de resina de polietileno, LED, filtros de cor, aço e fontes de alimentação. A peça  pertence ao Museu do Santuário de Fátima e vai “brilhar” pela primeira vez no dia 12 à noite, aquando a chegada do Papa Francisco.

Segundo o Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, o terço vai acompanhar os rituais do Santuário durante este centenário, até outubro. Após o 13 de maio, este terço vai iluminar-se todos os dias, às 21h30, aquando o momento do terço no Santuário. “Passará a integrar a ritualidade deste lugar”, salientou.

“Quando lançámos o desafio à Joana Vasconcelos para uma obra que marcasse o centenário das aparições tínhamos clara consciência da enorme dificuldade que representava. Porquê? Porque temos aqui uma escala enormíssima, a escala dor recinto de oração. (…) Criar uma peça à escala deste enorme recinto era um desafio fora do comum. Este desafio foi felizmente aceite. Dava-lhe os parabéns porque criou uma peça extremamente fotogénica”, comentou.

Apresentação do terço de Joana Vasconcelos, obra instalada na Basílica da Santíssimo Trindade, Fátima. Título: Suspensão

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 2 de Maio de 2017

*streaming de facebook gravado na manhã de 2 de maio de 2017, no Santuário de Fátima

Dia 13 de maio celebra-se o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora a três pastores de Aljustrel. O Papa Francisco acompanha a celebração, chegando pelas 17h30 de dia 12. Nesta data serão também canonizados os beatos Francisco e Jacinta Marto.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here