Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

ESPECIAL FÁTIMA | Criança que permitiu canonização dos Pastorinhos vai estar presente no 13 de maio

A criança brasileira cujo cura permitiu a aprovação da canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto vai estar em Fátima a 13 de maio, aquando o centenário das aparições da Cova da Iria e visita do Papa Francisco. O Santuário de Fátima informa também que a 11 de maio a família da jovem vai fazer uma declaração na presença da comunicação social, preservando-se no entanto a identidade da criança, ainda menor.

Recentemente foram dados a conhecer alguns pormenores sobre esta cura, considerada inexplicável pela medicina e que foi relacionada com Fátima e os dois irmãos pastores. Segundo a página brasileira da Rádio Vaticano, o caso ocorreu há já alguns anos, tendo a criança na altura seis anos. Estava a brincar na casa do avô com uma irmã quando caiu por acidente de uma janela, de uma altura de cerca de sete metros, “sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material encefálico”.

A criança foi levada para o hospital em coma, operada, com um diagnóstico de que viveria em estado vegetativo “ou, na melhor das hipóteses, com graves deficiências cognitivas”. “Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado qualquer dano neurológico ou cognitivo”, refere a mesma fonte.

A 2 de fevereiro de 2007 uma equipa médica consultada pelo Vaticano foi unânime sobre o caso, considerando esta uma “cura inexplicável do ponto de vista científico”. No momento do acidente, o pai da criança terá invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. Os familiares e uma comunidade de religiosas de clausura também rezaram pela intercessão dos Pastorinhos de Fátima.

O arcebispo de Olinda e Recife (Brasil) mostrou-se entretanto satisfeito por ter sido uma criança da arquidiocese brasileira a viabilizar o processo de canonização dos pastorinhos de Fátima, refere a Lusa.

“Fiquei surpreso, fiquei contente e feliz que Recife tenha dado essa contribuição. Todos aqui ficaram muito satisfeitos e felizes que esse facto tenha sido levado em conta. Não conheço a criança, mas pretendo entrar em contacto para conhecê-la”, afirmou à Antônio Saburido.

O Vaticano anunciou na quinta-feira que o Papa Francisco vai canonizar, a 13 de maio, os dois pastorinhos Jacinta e Francisco durante a sua visita a Fátima para assinalar o centenário das aparições.

 

C/Lusa

 

 

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here