Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Abrantes | Retrato das Freguesias: Carvalhal

No âmbito das Festas da Cidade de Abrantes, que assinala no dia 14 de junho o seu centésimo primeiro aniversário de elevação a Cidade, o mediotejo.net visita o Concelho, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 13 freguesias que o compõem.

A freguesia de Carvalhal confronta a noroeste com o Concelho de Vila de Rei e a sudoeste com o Concelho de Sardoal. A sul encontra-se Aldeia do Mato e Souto e Fontes a Oeste.

Em 1758, segundo os dados constantes nas “Memórias Paroquiais”, a freguesia era formada por seis lugares. O núcleo mais antigo localiza-se num vale, próximo dos cursos de água e dos terrenos mais férteis, designado Carvalhal de Baixo. Igualmente situados em vales encontram-se os lugares do Sobral de Basto e de Vale Tábuas. Quanto ao lugar do Carril é um importante troço viário. Em relação ao lugar de São Domingos, surge documentado, no séc. XIV, por São Domingos da Roda.

Tem a palavra … Luís Serras Vermelho, 53 anos, no cargo desde 2013, eleito pelo PS.O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
Posso considerar que o melhor da minha freguesia tem haver com a cultura, a simplicidade, a honestidade das pessoas (falo por experiência própria). Temos ainda toda a beleza natural do rio Zêzere e da Barragem, que pode ser admirada no miradouro do Cristo Rei (Matagosa). Considero que o pior seja a desertificação, devido à falta de emprego e outras necessidades, levando ao envelhecimento da população.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal?
Quando preciso encontro disponibilidade e ajuda na resolução de alguns problemas, por parte da mesma, por isso considero uma relação positiva.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
A grande dificuldade que encontro na gestão da freguesia é sem dúvida a falta de mão de obra, para manutenção e limpeza dos lugares.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O simples facto de poder responder às necessidades das pessoas, tendo em conta a dificuldade com que me deparo na resolução dos mesmos, é bastante gratificante.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… concluir alguns projetos com importância para a freguesia, como a remodelação do Jardim do Eucalipto, asfaltamento de algumas ruas na freguesia, o passeio de acesso ao cemitério assim como a desanexação de um terreno que se encontra em REN [NR:Reserva Ecológica Natural], bem como a conclusão de algumas obras em curso.

Retrato da Freguesia

Orago: Nª Srª do Amparo
Localidades: Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.
Área: 17,45 Km2
População: 722 habitantes

 

Ordenação heráldica do brasão: 17 de maio de 1997

Descrição do brasão: Escudo de prata, dois machados de negro encabados de vermelho, passados em aspa e atados de azul; em chefe, uma flor-de-lis de azul entre dois pés de carvalho de verde, landados de ouro; em ponta, uma arruela de azul, carregada de três burelas ondeadas de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “CARVALHAL – ABRANTES“.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -