Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 16, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Abrantes | Pego

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

A localidade do Pego é conhecida por “Aldeia das Casas Baixas”. É uma das Freguesias mais antigas do Concelho, sendo os registos mais antigos que se conhecem de 1332. Em 1758 a antiga freguesia de Santa Luzia do Pego, no termo de Abrantes era do senhorio da duquesa de Abrantes, tendo passado mais tarde a freguesia independente.

Sendo Portugal rico em Lendas ao redor das origens dos nomes, Pego não é excepção: A palavra poderá ter origem na derivação de “peligues”, que significa poço sem fundo, ou noutra lenda: Uma bela pegacha que foi vender fruta ao castelo de Abrantes. Aí encontrou um capitão Francês, que se apaixonou pela beleza dela. Ele ofereceu uma borla de ouro, dizendo em mau português “Pegue”.

A freguesia do Pego está situada no centro do Concelho de Abrantes, e é uma das 3 freguesias que está exclusivamente rodeada de outras freguesias pertencentes ao mesmo Concelho. Tem como vizinhos as Mouriscas a nordeste, Alvega e Concavada a leste, São Facundo e Vale das Mós e São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo a sul e Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede a noroeste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com Abrantes e as Mouriscas.

Maria Florinda Salgueiro tem 56 anos. Está no cargo em representação do PS desde 2013.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: Pego e Coalhos
Área:  36,05 Km2
População: 2.431 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 18 de junho de 2001

Descrição do brasão: Escudo de azul, com casa térrea de prata, aberta de verde e coberta de vermelho; em chefe, ramo de oliveira de ouro, frutado do mesmo; campanha de burelas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “PEGO – ABRANTES”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -