Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 17, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Especial Abrantes | Retrato das Freguesias: Martinchel

No âmbito das Festas da Cidade de Abrantes, que assinala no dia 14 de junho o seu centésimo primeiro aniversário de elevação a Cidade, o mediotejo.net visita o Concelho, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 13 freguesias que o compõem.

A origem do nome Martinchel está, como tantos outros nomes, sustentada em narrativas, teorias e lendas. Uma lenda reza que um jovem mouro abandonou a casa dos seus pais e partiu com as tropas de D. Afonso Henriques. Como forma de compensação pela sua bravura e fé na conquista de Santarém, a região recebeu o seu nome – Martim-Chel. Há outra teoria que defende a origem do nome Martinchel deriva do orago São Martinho ou, ainda, do nome de algum colono com o nome Martim ou Martinho.

Tem a palavra … Maria Teresinha Garcia Barreiro, de 64 anos de idade, no cargo desde 2013 em representação do PS. 

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
A minha freguesia o que tem de melhor, é a sua posição geográfica. Uma aldeia que estando longe das cidades, está perto de tudo e com belíssimos acessos. É uma aldeia calma, segura, onde se vive bem. O pior é ser muito dispersa e as condicionantes do PDM e do Plano de Ordenamento da Albufeira do Castelo do Bode.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal?
A minha relação com a Câmara tem sido boa, nada a dizer.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
As dificuldades na gestão, é a falta de dinheiro e a muita burocracia que por vezes é incompreensível e só afasta os poucos investidores.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante, é a sensação de dever cumprido.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… cumprir o que me propus fazer.

Igreja de S. Miguel

Retrato da Freguesia

Orago: S. Miguel
Localidades: Martinchel, Alagôa, Almoinha Velha, Arneirinho, Casal do Rei, Casal da Figueira, Casal da Serra, Giesteira, Mouchões, Outeiro e Vilelas.
Área: 17,1 Km2
População: 623 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 18 de novembro de 2002

Descrição do brasão: Escudo de ouro, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa, entre uma roda de azenha de vermelho, em chefe e um barco do mesmo, vogando em campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “MARTINCHEL”.

Comecei numa das primeiras rádios locais do País, nos idos anos ‘80, passei pelas (então) novas áreas da informática, a par dos estudos da faculdade, e dediquei duas décadas à banca de investimento, até a Troika decidir mudar-me a vida. Troquei a capital por Abrantes e os números pelas letras. Não gosto do acordo ortográfico, continuarei a usar os "P" e dos "C", mesmo que não se leiam. A par da gestão e produção de vários projetos do grupo editorial do mediotejo.net fui desenvolvendo uma receita de compota de pimento que foi premiada em 2017 pela Inov’Linea e dois anos depois abri um espaço de restauração no centro histórico de Abrantes onde sirvo diariamente refeições com dois ingredientes especiais: amor e carinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome

- Publicidade -