Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Quinta-feira, Agosto 5, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento: Viagem pelo Museu Nacional Ferroviário no primeiro aniversário (C/VIDEO)

O Dia Mundial dos Museus, 18 de março, tem um significado especial no concelho uma vez que assinala a inauguração do Museu Nacional Ferroviário. Este ano, 365 dias e 20.255 visitantes depois da abertura das portas ao público, a data foi comemorada com diversas iniciativas e o mediotejo.net fez uma viagem pela história da ferrovia.

- Publicidade -

O primeiro aniversário do Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, foi assinalado esta quarta-feira com um conjunto de iniciativas dirigidas a convidados e ao público em geral. A cerimónia oficial da manhã contou com a presença do presidente da Fundação do Museu Nacional Ferroviário (FMNF), Jaime Ramos, e de vários elementos do executivo e da sociedade entroncamentense.

foto:mediotejo.net
Armário Bilheteira / Reserva (foto:mediotejo.net)

- Publicidade -

Ao longo do dia, o museu brindou os visitantes com entradas gratuitas e prémios, além de passeios no quadriciclo de alavancas inaugurado no passado mês de março e viagens no minicomboio inspirado na Locomotiva CP 1424 e no Comboio Presidencial Português. O horário semanal de funcionamento (13h00 – 18h00) foi alargado com a atuação noturna do grupo “Caixa de Pandora”, que junta o piano de Rui Filipe, o violino de Cindy Gonçalves e o violoncelo de Sandra Martins.

foto: mediotejo.net
O minicomboio transporta cerca de 20 pessoas (foto: mediotejo.net)

A área do Complexo Ferroviário do Entroncamento, sede do MNF, ocupa cerca de 4,5 hectares e engloba um conjunto de edifícios relevantes na história da ferrovia em Portugal. A viagem museológica começa no antigo Armazém de Víveres da CP e tem paragem na Rotunda das Locomotivas (a vapor), nas Oficinas de Vapor 13, 14 e 15 e na Central Elétrica. A exposição permanente encontra-se no antigo armazém e nas oficinas, destacando-se nestas os comboios Presidencial e Real portugueses.

foto: mediotejo.net
Pormenor do Comboio Presidencial Português (foto: mediotejo.net)

Ao longo do percurso o visitante encontra parte do acervo museológico da FMNF composto por cerca de 36.000 peças de material circulante, proteção e segurança, espólio documental e equipamentos de via e catenária, de oficina, de comunicação, informação e sinalização, de estação, de escritório, de tarifários e bilhética, têxtil, de restauração e de saúde.

foto: mediotejo.net
Placas de identificação de locomotivas (foto: mediotejo.net)

O mediotejo.net tirou o bilhete e passeou de comboio por uma das exposições de património ferroviário mais completas a nível europeu. Pode subir a bordo e apreciar a paisagem.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome