O crematório do Entroncamento, o primeiro na região do Médio Tejo, deverá entrar em funcionamento até ao final deste mês de julho, revelou o Presidente da Câmara ao mediotejo.net.
A finalização das obras estava prevista para maio deste ano. “Quase de certeza que o crematório vai arrancar este mês”, avançou Jorge Faria, adiantando que os últimos testes do forno estão agendados para 14 de julho.
Trata-se de, nas palavras do autarca, de “um equipamento que, sem ser sumptuoso, é funcional e adequado para as necessidades da região”. Destaca o facto de não haver qualquer crematório até Castelo Branco ou Leiria. Só no mês passado foi inaugurado o primeiro crematório do distrito de Santarém, em Almeirim, tal como o mediotejo.net noticiou.
O novo crematório do Entroncamento foi concessionado por 30 anos à empresa Pleaseantdedication, que está a investir cerca de 700 mil euros neste equipamento.
A área de implantação do crematório é de 1.132m², dos quais 300m² de área de construída e os restantes alocados a zonas ajardinadas com fins específicos (Jardim da Memória, Cendrário e Columbário).
Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.