Entroncamento | Passado, presente e futuro da freguesia mais jovem do país (c/video)

Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Entroncamento. Foto: mediotejo.net

A Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, no Entroncamento, ainda não atingiu a idade para poder votar. No entanto, segundo os censos de 2011, conta com 10.349 eleitores efetivos que o fazem nela. Estes e mais alguns “fregueses” totalizam os 12.616 habitantes que povoam a última freguesia criada no país antes da reorganização do território ocorrida em 2013 e que comemorou 15 anos de existência esta terça-feira, dia 31 de julho.

A data escolhida para a cerimónia que começou com o hastear das bandeiras na sede da Junta de Freguesia ao som do Hino Nacional, interpretado pela Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, é a oficial. No entanto, a freguesia que ocupa dois terços do concelho do Entroncamento foi criada pela Lei n.º 68/2003, de 26 de agosto, e passou a existir oficialmente no primeiro dia de janeiro de 2004.

O momento do hastear das bandeiras. Foto: mediotejo.net

Os 9.163km2 foram desmembrados dos 13,7km2 da freguesia do Entroncamento, criada em agosto de 1926 com antigos terrenos de Santiago e Atalaia, nos concelhos vizinhos de Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, respetivamente. Na altura, a antiga freguesia passou a designar-se São João Baptista e começou a partilhar com a de Nossa Senhora de Fátima o concelho do Entroncamento, criado em 1945, que se tornou cidade em 1991.

PUB

Se o concelho se pode considerar adulto e a cidade jovem, a freguesia de Nossa Senhora de Fátima é ainda adolescente. No entanto, nem por isso deixa de ser levada “a sério” uma vez que é “deste lado” da Linha do Norte, a linha divisória das duas freguesias, que se encontram o Centro de Saúde, a sede do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, o Parque Verde do Bonito, o Complexo Desportivo Municipal, o Regimento de Manutenção ou Museu Nacional Ferroviário.

Jorge Faria e Ezequiel Estrada durante a cerimónia comemorativa. Foto: mediotejo.net

É também “deste lado” do Viaduto Eugénio Dias Poitout que se aposta na sensibilização da população e na perpetuação da memória através da arte urbana. O mural que começou a ganhar forma há cinco anos foi visitado esta manhã pela comitiva composta por elementos do executivo municipal liderado por Jorge Faria e representantes de diversas entidades da freguesia.

Os convidados regressaram então à sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima, inaugurada a 5 de setembro de 2009 e onde o seu presidente, Ezequiel Estrada, fez uma breve apresentação dos outros projetos que têm sido desenvolvidos. Um deles é o quinto número da gazeta criada pelos 14 elementos da equipa, incluindo a secretária Isabel Campaniço, a tesoureira Paula Pinto e os vogais João Fernandes e André Santos.

Medalhas, pins e tira cápsulas com a imagem da freguesia criados por alunos. Foto: mediotejo.net

O lema “Dinâmica, Moderna e com Sentido de Missão” que surge na primeira página da publicação anual inspirou o apoio mensal de 350 euros em medicamentos para cerca de 50 famílias, obras em diversos espaços verdes, como o Bairro da Fraternidade e a aquisição de equipamentos de limpeza, entre outros. A vertente formativa envolve o protocolo com o agrupamento de escolas do qual resultou, por exemplo, a criação das medalhas em acrílico, pins e tira cápsulas associados à freguesia.

O momento contou, igualmente, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, tendo Jorge Faria enumerado alguns dos investimentos previstos. Entre eles, encontram-se a recuperação do Bairro Camões com o protejo “praticamente concluído” da empreitada que, segundo o autarca, envolverá cerca de 2,5 milhões de euros (a maioria de privados) e que poderá avançar em setembro.

A moradia doada à Junta de Freguesia acolheu a comitiva para cantar os Parabéns. Foto: mediotejo.net

Outra obra apontada foi a que envolve a Rua Ferreira Mesquita, conhecida por “reta dos quartéis”, onde serão aplicados cerca de 300.000 euros, nomeadamente na construção de uma via pedonal e ciclável. A lista incluiu ainda a intervenção da zona que intermedeia a Urbanização do Olival e o Bairro Frederico Ulrich, com a criação de hortas comunitárias e espaços verdes. Nestes casos, a expetativa para o arranque das obras aponta para o primeiro semestre de 2019.

Findos os discursos, o destino seguinte foi o número 28 da Rua Dr. Artur Proença Duarte para um beberete e o soprar das velas. A moradia agora recuperada passou a propriedade da Junta de Freguesia após ter sido doada por uma cidadã que preferiu manter o anonimato. A forma como o edifício de primeiro andar será utilizado ainda não está definida, mas o mediotejo.net deu-lhe utilidade e foi na sala com o bolo de aniversário que conversámos com Ezequiel Estrada sobre o passado, presente e futuro da freguesia mais jovem do país.

15°Aniversário da Junta de Freguesia de NS de Fátima no Entroncamento

Publicado por mediotejo.net em Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Entrevista a Ezequiel Estrada pelo mediotejo.net

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here