- Publicidade -

Quinta-feira, Janeiro 20, 2022
- Publicidade -

Entroncamento | Padre Martinho Gonçalves Mourão homenageado em exposição e colóquio

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe a exposição temática “Pe. Martinho Gonçalves Mourão (1906-1977). O Homem e o Sacerdote” entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro, no âmbito das comemorações do 111º aniversário do nascimento do primeiro pároco do Entroncamento.

- Publicidade -

A homenagem ao homem, vocação e à obra obra deixada na qual se incluem a constituição da Comissão Fabriqueira para a construção da Igreja Matriz do Entroncamento, inaugurada em 1940, a fundação do Centro de Assistência Social Infantil do Entroncamento (atual Centro Social Paroquial), em 1945, a fundação do jornal “O Entroncamento”, em 1945, e a criação da capela que viria a dar origem à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em 1949.

A exposição tem inauguração marcada para as 15h00 do próximo sábado e, no domingo, dia 29, data em que se assinala o seu nascimento, realiza-se um colóquio no Centro Pastoral da Sagrada Família à mesma hora. O evento é organizado por João Santiago Baptista e Luís Batista, mestre em História Regional e Local, e conta com o apoio do município.

- Publicidade -

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome