Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Nova esquadra da PSP só começará a ser construída no final de 2022

Num ponto de situação relativo ao processo da nova esquadra da PSP no Entroncamento, o presidente da Câmara Municipal deu conta de que neste momento o projeto se encontra a ser alvo de ajustes após parecer da secretaria-geral da Administração Interna. Com o preço do investimento a chegar ao milhão e meio de euros, Jorge Faria (PS) mostra-se expectante quanto ao assegurar do financiamento por parte do Estado e espera lançar a empreitada durante o primeiro trimestre do próximo ano.

- Publicidade -

“Primeiro trimestre de 2022 estaremos com certeza em condições de lançar a empreitada”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento na reunião do executivo camarário de 2 de novembro. “Quando lançarmos a empreitada, temos de esperar cerca de seis a nove meses para iniciar a obra [período durante o qual decorrem os procedimentos formais como a aprovação do Tribunal de Contas]”, acrescentou, admitindo que o início da obra física só acontecerá para finais de 2022.

O esclarecimento surgiu após o envio de um email por parte do vereador do Chega, Luis Forinho, no qual solicitava ao presidente de Câmara, Jorge Faria, esclarecimentos sobre “o estado em que se encontra o projeto da nova esquadra da PSP”, incluindo a questão do financiamento e do timing [período] total do projeto.

- Publicidade -

Numa breve cronologia dos acontecimentos, Jorge Faria lembrou o início do processo, em 19 de abril de 2018, com o protocolo de cedência do espaço onde irá ser construída a nova esquadra (junto ao Centro de Saúde do Entroncamento) – tendo entretanto sido já feita a escritura definitiva do terreno para a autarquia.

Já em 11 de janeiro de 2019 ocorreu a assinatura do protocolo de colaboração entre o município, a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna e a direção nacional da PSP. “Nesse protocolo os termos são, grosso modo, os seguintes: nós, Câmara, cedíamos o terreno para ser construído o imóvel, ficaríamos com a responsabilidade de desenvolver o projeto de arquitetura e engenharia – validado sempre pela secretaria de Estado e pela PSP – e a secretaria de Estado comprometeu-se a orçamentar verba para financiar a construção”, relembra o presidente entroncamentense.

Entretanto, o referido protocolo vai ter de ser renovado por dois motivos: por um lado, está a chegar ao fim o prazo limite definido; por outro, o valor do investimento subiu da verba inicial de 1 milhão de euros para 1 milhão e meio.

“Este milhão e meio foi validado nas várias fases do processo pela secretaria de Estado (…) temos a expectativa que o Ministério suportará esse milhão e meio”, explanou Jorge Faria aos vereadores.

Reunião de Câmara do Entroncamento, 2 de novembro de 2021. Imagem: mediotejo.net

Quanto ao projeto de arquitetura, adjudicado a 29 de janeiro de 2019, está “praticamente pronto”, isto é, validado pela secretaria de Estado e pela PSP.

“A 2 de setembro já tínhamos validado as especialidades com exceção da parte elétrica e das comunicações. Enviámos a 2 de setembro nova versão e recebemos no passado dia 28 de outubro o parecer da secretaria de Estado ainda com algumas dúvidas que têm de ser corrigidas. Isso foi enviado para o projetista, estamos à espera que o projetista nos envie o projeto ajustado para remetermos de novo à secretaria de Estado para finalizarmos este processo”, elucidou o edil que admite que, após a luz verde, o processo se desenrolará depressa até se poder lançar a empreitada.

ÁUDIO | Presidente da Câmara do Entroncamento faz ponto de situação sobre projeto da nova esquadra da PSP

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome