Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -
Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Natal já chegou e veio para ficar!

O Natal já chegou ao Entroncamento e veio para ficar com iniciativas que se multiplicam no programa até ao dia 6 de janeiro de 2019. As propostas têm o cunho da autarquia e de outras entidades do concelho, convidando gente de todas as idades a viver o espírito natalício através, da música, ateliers e workshops, desporto, festas, desfile motard, cinema, dança, uma exposição e atividades infantis.

- Publicidade -

As ruas do Entroncamento estão decoradas com motivos típicos desta quadra festiva e preparadas para receber quem quiser dar um passeio aquecido pelo espírito natalício. Os motivos para sair de casa são muitos e esta semana começam na quinta-feira, dia 13, com a Festa de Natal do Programa Reviver que tem início pelas 14h30 no Centro Cultural.

Na sexta-feira, já será possível ver as iluminações acesas pois o desfile “Pai Natal Motard”, em que o Motoclube “Os Fenómenos do Entroncamento” leva a magia natalícia sobre rodas até às escolas e IPSS’s do concelhos, começa às 08h30 e só termina às 18h00. Mais tarde, pode apreciar a grande árvore de Natal a brilhar no Largo José Duarte Coelho antes ou depois da 39ª Gala do Parafuso (Grupo Recreativo 1º de Outubro de 1911), marcada para as 21h30 no Centro Cultural.

- Publicidade -

O Natal volta a percorrer o concelho sobre duas rodas no desfile motard de dia 14 de dezembro. Foto: mediotejo.net (arquivo 2015)

O mesmo acontece no sábado, dia em que aquele palco recebe, também às 21h30, o recital de poesia e música “Hino de Amor”, inspirado no poema homónimo de João de Deus, com a soprano Ana Leonor Pereira e o pianista António Ferreira. No domingo, dia 16, o Natal faz paragem no Museu Nacional Ferroviário entre as 10h00 e as 18h00 que recebe os visitantes com ateliers de crafts de Natal, jogos tradicionais gigantes, pinturas faciais e adereços, mural de pintura e outras surpresas.

A estas atividades juntam-se um workshop de Pastelaria de Natal, às 15h00, e sessões de cinema com os filmes “Paddington 2” e “Polar Express”, às 11h00 e 16h00, respetivamente. As propostas de domingo também incluem o Dia das Modalidades Desportivas, organizado pela Casa do Benfica do Entroncamento, e o Torneio de Ténis do Pai Natal, organizado pelo CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento, ambos no Complexo Desportivo Municipal.

O Museu Nacional Ferroviário recebe visitantes a longo do dia 16 de dezembro com diversas atividades. Foto: mediotejo.net

Na semana seguinte, entre os dias 17 e 21, o Centro Cultural transforma-se na “Fábrica dos Duendes” para receber as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade durante as férias escolares, que façam a inscrição prévia (gratuita). A “fábrica” funciona entre as 09h30 e as 12h30 e os mais novos podem divertir-se a criar um boneco com materiais recicláveis, decorações para a árvore de Natal, um porta-velas em gesso, uma pintura e lápis com anjinhos.

O fim-de-semana que antecede a noite da Consoada, dias 22 e 23, pode ser aproveitado no Mercado de Natal para comprar os últimos presentes (ou os primeiros, seguindo a tradição portuguesa de deixar tudo para a última hora). As sugestões vão desde produtos gastronómicos ao artesanato, passando por livros infantis e artigos da marca Fenómenos.

Esta atividade realiza-se no Centro Cultural, que passa a abrir as portas entre as 10h30 e as 20h30, e o programa engloba momentos musicais, degustações, atividades infantis e uma visita do Pai Natal em ambos os dias, entre as 14h30 e as 18h30. O palco deste local ganha destaque às 21h30 da sexta-feira seguinte, dia 28, durante o espetáculo “Poesia, Dança e Movimento Sénior”.

O Concerto de Reis do Orfeão do Entroncamento, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, encerra o programa a 6 de janeiro. Foto: mediotejo.net

A performance é interpretada pelos seniores da USE – Universidade Sénior do Entroncamento, do CBESZA – Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas) e do Centro Social e Paroquial da Atalaia (Vila Nova da Barquinha), orientados pelas professoras Catarina da Silva Gonçalves e Sara Reis da Silva.

Sábado, dia 29, é última oportunidade para conhecer os presépios criados por Samuel Machado, que estão patentes na Galeria Municipal desde esta segunda-feira, dia 10. Os trabalhos de artesanato em cortiça reciclada podem ser apreciados entre as 15h00 e as 19h00, à exceção dos dias 17, 24 e 25.

O final do ano não representa o final das propostas natalícias, que regressam pelas 21h00 do dia 5 de janeiro, sábado, com a Cerimónia de Entrega dos Prémios do concurso “Natal na Cidade 2018” no Centro Cultural. O programa termina no dia seguinte quando o Orfeão do Entroncamento interpretar o último tema do repertório do Concerto de Reis na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome