- Publicidade -

Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
- Publicidade -

Entroncamento | Museu Nacional Ferroviário premiado duas vezes

Comboio Presidencial ou “The Presidential”, projeto desenvolvido em parceria entre o Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento e a empresa Trajetórias e Melodias, recebeu o prémio Elefante de Ouro para o Melhor Evento Público do Mundo, do Bea World Festival.

- Publicidade -

Os Bea World existem há 11 anos e premeiam o que de melhor se faz no Mundo em termos de eventos públicos. Com 300 candidaturas a concurso, de 27 países, Portugal arrebatou o prémio com “The Presidential”, projeto que nasceu em 2016 de uma visita de Gonçalo Castel Branco ao Museu Nacional Ferroviário.

O comboio histórico faz parte da coleção do museu do Entroncamento e tem feito percursos ao longo da linha do Douro em que as refeições são servidas pelos melhores chefs de cozinha.

- Publicidade -

As suas carruagens estavam dispersas em vários pontos do país, a maioria em elevado estado de degradação. Na sequência de candidaturas a fundos comunitários e nacionais através da fundação que gere o museu, foi iniciado o restauro em 2011 e a inauguração dos “Passeios Presidenciais: Viagens Turísticas em Comboio Histórico” aconteceu numa viagem entre Lisboa e Entroncamento a 12 de dezembro de 2013.

As viagens ao longo da linha do Douro têm registado uma grande procura com o comboio sempre esgotado. Em 2018, o comboio presidencial terá viagens durante cinco fins de semana entre abril e maio e mais seis fins de semana, entre setembro e outubro.

No top 5 dos melhores museus para famílias

O Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento ficou classificado nos cinco primeiros lugares dos Pumpkin Awards, iniciativa sem fins lucrativos que premeia o que do melhor se faz em Portugal para promover a felicidade das famílias, em qua a escolha dos melhores serviços fica a cargo das próprias famílias.

A votação decorreu entre 2 e 12 de novembro, tendo o Museu Nacional Ferroviário ficado classificado nos cinco primeiros lugares. À sua frente o vencedor, o Pavilhão do Conhecimento, Museu das Crianças, o Museu do Benfica e o Museu do Brincar.

Entre outros, estavam também nomeados o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, Museu do FC do Porto, World of Discoveries MAAT e Museu Nacional dos Coches.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome