O Museu Nacional Ferroviário, localizado na cidade do Entroncamento, abre as portas aos curiosos para dar a conhecer o universo dos comboios mas sem sair de casa. Desde o dia 18 de fevereiro o museu está a dinamizar visitas online gratuitas onde é possível viajar pela história da ferrovia em Portugal desde 1856 até aos dias hoje, através da exposição permanente do museu.
É uma forma de entrar a bordo dos mais diversos e icónicos comboios, de recordar as histórias por detrás de cada locomotiva e de descobrir a evolução do caminho de ferro até aos dias de hoje sem sair do sofá. “Embora nada supere a experiência real”, conforme refere o museu em comunicado, que sublinha as restrições decorrentes do contexto pandémico da Covid-19 que determinaram o encerramento de espaços culturais ao público, entre os quais os museus, a alternativa encontrada foi fazer a viagem até aos visitantes via online.
O MNF explica que as visitas vão decorrer através das plataformas Zoom e Teams, perante agendamento prévio através do email servicoaocliente@fmnf.pt . Uma visita virtual que permitirá, mesmo à distância, “partilhar uma experiência única em família”, estando também disponível o agendamento para escolas, “proporcionando aos alunos e professores uma nova experiência”.
Nesta viagem vai ser dada a conhecer a exposição permanente do Museu Nacional Ferroviário, inserido no Complexo Ferroviário do Entroncamento. Recorde-se que o mediotejo.net realizou anteriormente uma reportagem onde dá a conhecer um pouco mais a fundo a história do Museu Nacional Ferroviário.
Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou à capital com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.