Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Domingo, Outubro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Museu Nacional Ferroviário assinala Jornadas Europeias do Património

Um debate para tornar o museu mais amigo das crianças, uma visita pela história dos bairros ferroviários e uma visita tátil dirigida a pessoas com incapacidade visual. Tudo isto durante três dias com entrada gratuita e um mini-comboio em funcionamento, para assinalar as Jornadas Europeias do Património.

- Publicidade -

Anualmente promovidas pelo Conselho da Europa, e em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural, as Jornadas Europeias do Património procuram celebrar a diversidade este ano sob o mote “Património Inclusivo e Diversificado”. Nesse sentido, de 24 a 26 de setembro o Museu Nacional Ferroviário, sediado no Entroncamento, vai promover um conjunto de atividades diversificadas e acessíveis a diferentes públicos com entrada gratuita no museu nestes três dias.

Dia 24, sexta-feira, a viagem tem início às 10h00 com um debate intitulado “Se fosse eu…”. Com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento, esta iniciativa tem como propósito ficar a saber o que pensam os mais novos sobre o museu e como torná-lo mais amigo das crianças.

- Publicidade -

No dia 25, sábado, a hora de partida é às 10h30 para descobrir o museu e os históricos bairros ferroviários do Entroncamento, através de uma visita guiada a estes espaços. Com a colaboração da IP Património, esta atividade terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Já no domingo, dia 26, tem início pelas 11h00 uma visita tátil ao museu, dirigida a pessoas com incapacidades visuais.

Ao longo destes dias decorre ainda a partilha “O Museu é Meu!”, onde, através das redes sociais do Museu Nacional Ferroviário serão divulgadas as experiências de pessoas.
Todas as atividades são gratuitas, sendo necessário (no caso das presenciais) inscrição prévia, a qual pode ser feita através do endereço eletrónico museu@fmnf.pt ou do telefone 249 180 382.

Em comunicado, o Museu Nacional Ferroviário sublinha ainda o projeto “Museu Nacional Ferroviário Welcome All”, financiado no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal. Esta candidatura teve como objetivos “a correção de inconformidades físicas, formação em atendimento a pessoas com necessidades específicas, novo website acessível, áudio-guias com vários idiomas e com áudio-descrição bem como conteúdos em linguagem simples e com tradução em Língua Gestual Portuguesa”. Serviços novos que vão estar disponíveis precisamente a partir de dia 24 de setembro, numa nova etapa na vida do museu.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome