Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Museu Ferroviário acolhe fotógrafo e instagrammers

O premiado fotojornalista Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo, e quatro instagrammers portugueses, estão a fotografar alguns recantos do Centro de Portugal no âmbito do  “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal”. No dia 3 de julho, o grupo visitou o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, onde foi recebido pela vereadora Tília Nunes, em representação do Município.

- Publicidade -

De 2 a 4 de julho, os cinco fotógrafos estão a descobrir o território da região de Leiria e do Médio Tejo, numa iniciativa inserida no lançamento nacional de uma nova câmara fotográfica Fujifilm Série X.

O “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal” inclui visitas a locais emblemáticos do Centro de Portugal como Porto de Mós, Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros, Entroncamento, Constância, Vila Nova da Barquinha, terminando em Tomar.

- Publicidade -

O fotojornalista Daniel Rodrigues, vencedor do World Press Photo e colaborador do New York Times, é um dos participantes no “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal”. Fotógrafo profissional desde 2010, iniciou a carreira no Correio da Manhã. Em 2013, venceu o 1.º prémio do World Press Photo, na categoria “Daily Life”.

Mais tarde, ganhou dois 3.ᵒˢ prémios como Fotógrafo do Ano, um em 2015, atribuído pelo POYi, e outro em 2017, pelo NPPA. Neste mesmo ano, foi também distinguido como Fotógrafo Iberoamericano do Ano pelo POY-Latam, entre outros prémios.

Atualmente, colabora com o jornal New York Times, onde publica regularmente desde 2015. Os quatro instagrammers, que em conjunto somam cerca de 250 mil seguidores, são Alexandre Coelho Lima (@alexcoelholima), João Bernardino (@joao.bernardino), Marta Ferrreira (@martanferreira) e Rita Neves (@eyes.of.rita).

Os instagrammers vão partilhando “instastories” e fotografias durante os dias da visita. Os resultados podem ser acompanhados no Instagram, através das contas @fujifilmxpt, @centro_de_portugal, @joao.bernardino, @martanferreira, @eyes.of.rita, @alexcoelholima e do fotojornalista @danirodriguesphoto.

O “Roteiro FujifilmXperience Centro de Portugal” resulta de uma parceria entre o Turismo Centro de Portugal e a Fujifilm Portugal.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome