Entroncamento | Município toma medidas extraordinárias de resposta à epidemia

À semelhança do que aconteceu noutros Municípios, Entroncamento também determinou o encerramento de alguns espaços públicos e o cancelamento de várias atividades, como medidas extraordinárias de combate ao coronavírus.

PUB

Segundo o despacho do Presidente da Câmara, Jorge Faria, emitido no dia 13, foi decidido mandar encerrar todos os Equipamentos Desportivos e cancelar as atividades associadas, todos os Equipamentos Culturais e cancelar as atividades associadas. Da lista de espaços fechados constam o Posto de Turismo, o Mercado Semanal (a partir do dia 21 de março de 2020, inclusive), a ESER – Escola de Segurança e Educação Rodoviária, a Biblioteca Municipal.

Em relação ao Centro de Convívio da Terceira Idade já tinha sido decidido o seu encerramento, situação que é para manter.

PUB

Foi determinado o cancelamento de todas as atividades de apoio à componente letiva e de apoio à família (AEC, CAF, AAAF e Crescer na Cidade), bem como suspender o Serviço do Entroncamento Solidário, com exceção de situações urgentes sujeitas a avaliação pontual, a cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, coletividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal ou viaturas municipais.

Nos serviços municipais é alterado o horário de Atendimento Presencial ao Público, que será entre as 10:00 horas e as 13:00 horas. O horário de funcionamento dos Serviços Municipais, sendo as oficinas entre as 8:00 horas e as 14:30 horas e os restantes serviços entre as 08:30 horas e as 15:00 horas.

O horário de trabalho dos funcionários em exercício nos espaços municipaisé alterado, passando a Regime de Jornada Contínua, com efeitos a partir de 17 de março, medida que se aplica aos Serviços Operacionais (das 8.00 horas às 14:30 horas) e restantes Serviços (das 8.30 horas às 15:00 horas).

Não há quaisquer alterações nos horários de trabalho e funcionamento dos TURE – Transportes Urbanos do Entroncamento, Mercado Diário e Grossista, garantindo a capacidade de abastecimento à população, Cemitério Municipal, Estacionamento Subterrâneo e Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Há outras medidas que o Município tomou que passam por reduzir para metade a lotação dos Autocarros Urbanos (TURE). Durante a vigência destas medidas não serão vendidos bilhetes a bordo do TURE. Suspende-se o prazo de pagamento, durante a vigência das medidas extraordinárias, dos serviços prestados pelo Município. Todos os funcionários do município que sejam Bombeiros, são dispensados da prestação de trabalho mediante solicitação do Comando dos Bombeiros Voluntários. Em conjunto com o AECE (Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento), os refeitórios da Escola Básica do Bonito e Escola Básica 2/3 Dr. Ruy d’ Andrade, estão abertos para fornecimento de refeições aos alunos com escalão A da ASE (Ação Social Escolar).

No despacho anuncia-se a avaliação junto das Entidades de Saúde e Segurança de Pessoas e Bens, da possibilidade de criação de um Serviço de Apoio aos filhos menores destes profissionais.

O Município apela a que se privilegie os contactos online e telefónico, evitando o contacto presencial. (https://servicosonline.cm-entroncamento.pt/, E-mail: geral@cm-entroncamento.pt; Telefone: 249 720 400)

Quanto a eventuais alterações a estas medidas em vigor a partir de 16 de março, o Município anuncia que “serão comunicadas sempre que se justifique, continuando as mesmas em permanente avaliação, em estreita colaboração com o Governo e as Autoridades de Saúde”.

Por fim, apela-se “a todos os munícipes que possam assumir uma posição tranquila e responsável, adotando as recomendações das entidades oficiais, de forma a que, todos, possamos lidar da melhor forma com a situação que se vive atualmente”.

PUB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here