Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quinta-feira, Setembro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Município investe meio milhão na eficiência energética da iluminação pública /c/áudio)

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou por unanimidade o projeto e lançamento do concurso público para a empreitada de Eficiência Energética em Iluminação Pública no concelho. Esta é a segunda fase de um investimento na ordem de meio milhão de euros e que prevê a substituição de 2112 luminárias pela cidade.

- Publicidade -

“Com a realização deste investimento concluímos a substituição da iluminação pública por uma iluminação mais eficiente, mais amiga do ambiente e bastante mais económica”, referiu o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, em reunião de executivo.

Com aprovação unânime dos vereadores, foi aprovado o projeto e a decisão de contratar para esta segunda fase de substituição das luminárias que tem como objetivo que toda a iluminação pública da cidade seja por LEDs.

- Publicidade -

Num investimento previsto de 551.200,00€, a empreitada tem um prazo de execução de trabalhos de 250 dias e irá traduzir-se na substituição de 2112 luminárias em cerca de 144 arruamentos, incluindo alguns parques e largos.

Com o objetivo de “manter ou melhorar os níveis de iluminação adequados, diminuir os encargos na fatura energética da iluminação pública, reduzir as emissões de CO2 e contribuir para aumento da eficiência energética na iluminação pública”, este investimento é considerado como “essencial para a redução da pegada ecológica do concelho”, admite Jorge Faria, que diz ainda que representa uma “redução significativa dos encargos do Município com a iluminação pública, uma vez que é espectável uma poupança na potência instalada de cerca de 70 %, que corresponderá um valor idêntico na poupança de energia”.

Recorde-se que em novembro de 2020 a Câmara Municipal aprovou a contratação de um empréstimo a médio e longo prazo de até 625 mil euros precisamente para a execução da segunda fase do projeto de melhoria do desempenho energético. Na altura, o autarca entroncamentense referia que com a substituição das luminárias para Leds a poupança esperada é de “uma redução da fatura para 30%”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome