Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Terça-feira, Outubro 26, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Manuel Fernandes Vicente lançou novo livro sobre a música e as cidades

Foram vários os amigos, familiares, ex-alunos ou ex-colegas de profissão que deixaram um Cineteatro São João bem composto para o lançamento e apresentação do novo livro de Manuel Fernandes Vicente, “Música nas Cidades – Folk, rock, estilos étnicos e polifonias da Terra”. Na sessão, que decorreu na tarde de sábado, dia 9 de outubro, marcou presença a vereadora da cultura do município entroncamentense, Tília Nunes.

- Publicidade -

Sendo Manuel Fernandes Vicente um (re)conhecido melómano e o seu novo livro sobre essa mesma paixão, a música, a sessão não podia começar de outra forma se não com um apontamento musical, o qual ficou a cargo da violinista Inês Fernandes Alves.

Foto: mediotejo.net

- Publicidade -

Da mesa, onde além de Tília Nunes e do próprio Manuel Vicente, marcaram presença Maria José Ventura, José Manuel Ventura, João Carlos Lopes e Arnaldo Marques, ouviram-se rasgados elogios à pessoa e obra de Manuel Fernandes Vicente, onde foi enaltecido o seu “rigor enciclopédico”, com informação “musicalmente rigorosa”, naquele que é “um verdadeiro atlas musical que acaba por ser etnográfico, geográfico e cultural”.

Dizendo-se que “não haverá muitos mais musicólogos com a sua abrangência e profundidade”, foi bastante recomendado que os leitores leiam o livro e que em simultâneo ouçam as músicas sugeridas pelo autor. 

Manuel Fernandes Vicente fez depois uma breve apresentação do próprio livro, focando-se essencialmente na sua riqueza e diversidade musical, dando vários exemplos de estilos de música diferentes, desde os Chakrulo, da Georgia, até aos gbofés da Costa do Marfim, passando pelas brass bands de Skopje ou pela música dos encantadores de serpentes de Jaipur, não esquecendo, claro, Portugal e as suas adufeiras de Idanha-a-Nova ou a viola de campaniça que acompanha o cante ao baldão de Castro Verde.

Livro “Música nas Cidades – Folk, rock, estilos étnicos e polifonias da Terra”, de Manuel Fernandes Vicente. Foto: mediotejo.net

O autor Manuel Fernandes Vicente mostrou-se muito grato pelas pessoas que estiveram consigo na mesa da apresentação, as quais “enriqueceram muito a apresentação”, e por uma casa “bem composta”.

“Penso que na apresentação foi dado um espelho, com várias refrações, de acordo com os pontos de vista dos meus amigos que me ajudaram a uma ideia refratada do que é o livro, um livro que basicamente procura mostrar aos leitores uma diversidade de músicas que há no mundo, dando a oportunidade de ouvir verdadeiros hinos à humanidade que são produzidos localmente”, referiu Manuel Fernandes Vicente ao mediotejo.net.

Em representação do município, a vereadora que detém o pelouro da cultura, Tília Nunes, referiu que no livro se encontram “57 estilos musicais que retratam o que nós, como seres humanos e emocionais, podemos trabalhar a música para a transformação social, política, em termos económicos, mas não podemos deixar de pensar que a música tem acompanhado o ser humano e construção da humanidade, sempre de uma forma muito próxima”, agradecendo a Manuel Fernandes Vicente por dar ao Entroncamento e às pessoas “mais um livro cheio de saber” que alia duas paixões do autor, a música e a escrita. A vereadora disse ainda que cabe aos municípios e às comunidades municipais estarem disponíveis e abertas para apoiarem os escritores, os criativos e os artistas.

Nesta obra, são de facto 57 estilos musicais ou instrumentos que podem ser descobertos e aos quais o autor faz a sua ligação com algumas cidades do mundo, identificando o estilo musical e os principais músicos e álbuns consagrados desses mesmo estilos. Conforme explicou ao mediotejo.net, Manuel Fernandes Vicente diz que “a questão que é transversal a todos os géneros musicais e a todos os 57 capítulos é o facto de eu procurar factos, muitas histórias, pitorescas mas sugestivas, relações e pontes entre aquele estilo musical e a cidade propriamente dita”, além de a pergunta também ela transversal a todos os capítulos ser “porque é que determinado estilo, com as caraterísticas que lhe são próprias, surgiu e se desenvolveu numa cidade em particular e em mais lugar nenhum do mundo?”.

O livro “Música nas Cidades – Folk, rock, estilos étnicos e polifonias da Terra”, editado pela Emporium, está agora assim ao alcance dos leitores pelo preço de 18 euros.

Pode descobrir mais Manuel Fernandes Vicente nesta entrevista publicada no nosso jornal:

Entrevista | Manuel Fernandes Vicente, o melómano que nos dá a conhecer o melhor da música em livros

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome