Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 31, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Manuel Fernandes Vicente junta sons do mundo em livro

As notas musicais de todo o mundo transformaram-se em notas pessoais de Manuel Fernandes Vicente e essas deram lugar ao livro “Música nas Cidades, Sons do Mundo”, que o autor local apresenta às 18h00 deste domingo, dia 2, no Centro Cultural do Entroncamento.

- Publicidade -

A obra lançada com a chancela da Chiado Editora procura estabelecer a ligação entre mais de meia centena de géneros musicais e as cidades onde estes surgiram ou se desenvolveram, partindo de fatos históricos, testemunhos e outros dados sobre os sons que se tornaram traços identitários.

Sonoridades que o docente de Matemática na Escola EB 2/3 Dr. Ruy de Andrade explora e dá a conhecer aos leitores no seu quarto livro editado através dos intérpretes e contextos históricos, culturais, demográficos, étnicos e sociais que as moldaram.

- Publicidade -

A inspiração para escrever não surgiu apenas da música e é partilhada pelo autor no início da obra com a referência ao “amigo enólogo” que afirmava ser capaz de identificar a região do mundo e o ano de produção de um vinho através da prova e do aroma.

Para Manuel Fernandes Vicente “um vinho é um vinho e um género musical é outra música, para além de excelso prazer que possam dar a quem se pode dar a ambos”, contudo lançou o desafio a si próprio e a viagem pelos sons do mundo começa este fim-de-semana.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome