Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Manuel Faria homenageado entre família e amigos por 40 anos ligados à arbitragem

Foi rodeado de colegas de arbitragem, amigos e família que Manuel Faria foi homenageado pelos seus 40 anos dedicados à arbitragem, num momento vivenciado no Cine Teatro São João, no Entroncamento, onde foram relembrados diversos momentos da sua vida e onde se assistiu a momentos culturais, entre fado e magia. Os sentimentos de reconhecimento, amizade e gratidão marcaram uma noite dedicada a uma figura ímpar da arbitragem.

- Publicidade -

Intervaladamente com a apresentação de um vídeo de homenagem que percorreu a vida de Manuel Faria, desde o seu nascimento na Lamarosa até aos dias de hoje, intervieram diversas personalidades presentes nas duas mesas que compunham o painel de convidados no palco do auditório. Comum a cada uma das intervenções foram os rasgados elogios a Manuel Faria e à sua personalidade, a sua dedicação ao mundo da arbitragem e ao seu espírito íntegro, numa sessão organizada pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém e que contou com apresentação de Paulo Pereira, repórter desportivo.

No final, ao mediotejo.net, o presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém, Jorge Maia, disse que esta homenagem fazia todo o sentido de ser realizada nesta altura, enaltecendo que “o senhor Manuel é uma pessoa de excelência, de muita integridade, que deu muito e continua a dar muito à arbitragem, continua a ser a nossa referência máxima na Comissão de Apoio Técnico e só podíamos fazer isto desta forma, junto da família, junto dos amigos e de toda a estrutura da arbitragem”. 

- Publicidade -

Manuel Faria recebeu a distinção de Sócio de Mérito atribuído pela Associação de Futebol de Santarém. Foto: mediotejo.net

“O objetivo era ser uma festa em família e isso foi conseguido (…) foi um momento de convívio e acima de tudo de reconhecimento a alguém que deu muito de si à nossa arbitragem”, sintetiza Jorge Maia. 

O próprio Manuel Faria, por seu lado, falou em momentos de muita emoção, especialmente devido à presença da sua família. Não obstante a homenagem, parece que a presença da arbitragem na vida de Manuel Faria não fica por aqui, uma vez que este vai continuar a colaborar ao nível da Comissão Técnica, na avaliação e na ajuda a árbitros em início de carreira, “um trabalho que também me dá muito prazer, porque gosto de ajudar a formar e a progredir”, disse o homenageado. 

A sessão de homenagem foi igualmente marcada por momentos culturais, incluindo a atuação da fadista Teresa Tapadas. Foto: mediotejo.net

Foram ainda transmitidos vídeos de alguns árbitros que não puderam estar presentes devido a compromissos relacionados com a arbitragem, mas que não quiseram deixar de homenagear Manuel Faria, figura que contribuiu para o seu crescimento, nomeadamente o caso dos árbitros Luís Godinho, Nuno Almeida, Sérgio Piscarreta e Duarte Gomes.

Os momentos culturais foram marcados pela presença da fadista Teresa Tapadas, natural de Riachos, que cantou “Avé Maria” e que incentivou os presentes a ajudarem a cantar “Verde, Verde Campo”, e ainda do mágico Adrien Locon que fez soltar gargalhadas entre os convidados.

A sessão de homenagem contou ainda com um momento de partilha, onde o próprio Manuel Faria falou um pouco sobre as maiores peripécias que aconteceram ao longo da sua vasta carreira ligada à arbitragem, estendendo-se depois essa oportunidade aos presentes.

Foto: mediotejo.net

Para terminar, foram entregues diversas lembranças a Manuel Faria, assim como o diploma de Sócio de Mérito atribuído pela Associação de Futebol de Santarém, e foi ainda partido um bolo comemorativo.

A compor o leque de personalidades presentes em palco e que falaram um pouco sobre a vida e pessoa de Manuel Faria, estiveram Jorge Maia (presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém), Gustavo Sousa (Associação Portuguesa de Árbitro de Futebol), Ana Brites (presidente do Núcleo de Árbitros do Ribatejo Norte)  Nelson Andrade (presidente do Núcleo de Árbitros da Lezíria do Tejo), Rui Pereira Caeiro (da Liga Portuguesa de Futebol Profissional), Pedro Portugal (do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol), Francisco Jerónimo (Associação de Futebol de Santarém), Rui Manhoso (da Federação Portuguesa de Futebol) e Jorge Faria (presidente da Câmara Municipal do Entroncamento).

Manuel Faria foi árbitro durante 14 épocas e 24 épocas Observador dos quadros Nacionais, tendo atingido o limite de idade na última época Desportiva. Nos últimos 25 anos fez parte da Comissão de Apoio Técnico. 

Pode ler mais sobre a vida de Manuel Faria na entrevista publicada no nosso jornal: 

Entrevista | Manuel Faria, um ferroviário que dedicou 40 anos à arbitragem

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo. Ávido leitor, não dispensa no entanto um bom filme e um bom serão na companhia dos amigos.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome