Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Setembro 20, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Leituras, cinema e tertúlias assinalam mês da alfabetização

A 8 de setembro assinala-se o Dia Internacional da Alfabetização mas o repto lançado às autarquias de todo o país é o de celebrar setembro inteiro como o “mês da alfabetização e literacia”. O Município do Entroncamento e entidades locais responderam ao desafio, e promovem ao longo do mês diversas iniciativas de leitura, cinema e tertúlias, incluindo uma conversa com a escritora Alice Vieira.

- Publicidade -

Celebrado desde 1967, o Dia Internacional da Alfabetização foi declarado pela UNESCO e tem como propósito “recordar a todos a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos” ao mesmo tempo que pretende “pôr em prática a agenda da alfabetização para uma sociedade mais instruída e sustentável” (conforme se pode ler na página da Comissão Nacional da UNESCO).

Este ano, o repto foi lançado às autarquias de todo o país por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos – Apendências, com o alto patrocínio do presidente da República, e o Município do Entroncamento respondeu afirmativamente, promovendo um programa de iniciativas de leitura e cinema de 3 a 9 de setembro.

- Publicidade -

Nesse sentido, a primeira atividade – de leitura – decorreu no dia 3, no Jardim Afonso Serrão Lopes (Jardim da Zona Verde), iniciativa que se repete a 8 de setembro, às 10h30. No dia 7 há sessão de cinema do filme “Coco”, pelas 10h00, no Centro Cultural, e dia 9, o mesmo espaço acolhe pelas 14h30 a versão moderna do filme “A Canção de Lisboa”.

Mas as atividades não ficam por aqui. Também o Centro Qualifica da Escola Profissional Gustave Eiffel e o CLDS – 4G “Entroncamento Território Inclusivo” se juntam às celebrações do mês da alfabetização e literacia com programas diversificados que incluem uma conversa com a escritora Alice Vieira, apresentação de sugestões de leitura e até oficinas de informática para todas as idades. Pode consultar o programa completo de seguida:

Imagem: CME

A iniciativa “Setembro, mês da alfabetização e literacia” conta ainda a nível nacional com o apoio do Ministério da Educação, do Plano Nacional de Leitura, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Agência Nacional de Qualificação e Ensino Profissional do Programa Nacional Capital Humano e da Associação Nacional de Freguesias.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome