- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Entroncamento | Jardim Calouste Gulbenkian, o novo espaço de uma cidade que quer ser mais verde

Com um caminho de pedras brancas que serpenteia entre pequenas árvores a querer desabrochar, com bancos de madeira a pontuar a paisagem, o Jardim Calouste Gulbenkian é o novo espaço verde da cidade do Entroncamento, cuja cerimónia simbólica de inauguração aconteceu este sábado.

- Publicidade -

Grande admirador da natureza desde tenra idade, Calouste Gulbenkian dá o nome à nova área verde do concelho mas a escolha da toponímia prende-se, na realidade, com a zona em que se insere: uma urbanização com mais de três décadas, precisamente na Rua Calouste Gulbenkian.

Com 3.500 metros quadrados, quatro entradas e vários percursos pedonais de ligação entre duas artérias da cidade – a referida Rua Calouste Gulbenkian e a Rua Dr. Francisco Sá Carneiro – o jardim dá uma nova vista privilegiada aos moradores e a todos quantos fazem aquela travessia. “Pensamos que é uma mais-valia para as pessoas que aqui vivem, porque nesta zona vive muita gente que já atravessava este espaço em condições não muito adequadas e agora tem uma estrutura para para fruir”, referiu Jorge Faria, presidente do Município, ao mediotejo.net no momento da inauguração.

- Publicidade -

“É um espaço muito simples mas é bonito, que vai ao encontro da nossa estratégia de criar vários espaços verdes dentro da cidade, e não os localizar apenas num espaço”, acrescentou, adiantando ainda que estão ainda planeados “mais um ou dois” lugares como este.

Da responsabilidade do projetista OpeenGreen – Arquitetura Paisagista e com empreitada entregue à firma Jardim Espontâneo – Arquitetura Paisagista, o novo jardim da cidade entroncamentense representa um investimento na ordem dos 105 mil euros e foi financiado pelo orçamento municipal.

O jardim conta também com uma formação de água, pormenor que foi proposto pelo projetista João Assis e que permitirá escoar a água da chuva naturalmente. 

No momento de descerrar a placa, interveio também o presidente da Assembleia Municipal do Entroncamento, Luís Antunes, apelando à preservação do espaço, quer por parte dos cidadãos quer pela autarquia.

A inauguração do Jardim Calouste Gulbenkian foi a primeira de uma série de inaugurações que o Município vai levar a cabo durante este mês de novembro, assinalando os 76 anos de elevação a concelho.

ÁUDIO | Presidente da Câmara do Entroncamento fala sobre novo jardim e inaugurações do mês de novembro

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome