Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Quarta-feira, Dezembro 1, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Investimentos na eficiência energética visam “poupança de centenas de milhares de euros” (C/VIDEO)

Com um investimento na ordem do milhão de euros, foram inauguradas este fim de semana as obras de requalificação das Piscinas Municipais e da Pista de Atletismo José Canelo, no Entroncamento. Em intervenções onde “não se gastou dinheiro, mas sim investiu-se”, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto sublinhou a poupança de “centenas de milhares de euros” que esta aposta do Município na melhoria da eficiência energética terá no futuro. O Entroncamento é atualmente o município da região Centro com mais projetos executados nesta área.

- Publicidade -

“Quando um município, como é o caso do Entroncamento, faz investimentos significativos das suas infraestruturas desportivas, está a ser amigo do desporto, amigo das novas gerações, amigo do futuro”, admitiu o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na inauguração das obras de requalificação das Piscinas Municipais e da Pista de Atletismo José Canelo.

Num investimento perto do milhão de euros, estes dois equipamentos desportivos foram alvo de intervenção profunda. No caso das Piscinas Municipais, o foco foi na eficiência energética, com uma alteração substancial na estrutura interior: de melhoramentos nos sistemas de climatização e ventilação, de produção de aquecimento de água, implementação de cobertura automática do plano de água nos dois tanques, à substituição de luminárias por LED’s, passando ainda pela instalação de sistemas de energia renovável (solar térmico e fotovoltaico) para autoconsumo, num investimento de 825.000,00€ (IVA incluído) apoiado por fundos comunitários (CENTRO 2020).

- Publicidade -

Uma reabilitação que “já permitiu voltar a ter acordos com o Agrupamento de Escolas no âmbito do desporto escolar”, conforme admitiu o presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria, a propósito da cerimónia de inauguração.

ÁUDIO | Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento:

Também o secretário de Estado João Paulo Rebelo destacou a “poupança de centenas de milhares de euros no futuro” que esta intervenção vai permitir. “Esta requalificação vem dar melhores condições a toda a comunidade. A literacia aquática é fundamental hoje às crianças, mas a prática de natação ao longo da vida ajuda-nos a manter ativos e com estilos de vida saudáveis”, acrescentou.

Admitindo que “todo o euro que é investido no desporto, é bem investido”, o representante do Governo expressou ainda o seu agrado ao ver a renovada Pista de Atletismo José Canelo repleta de jovens atletas a um sábado de manhã. “É uma alegria estar aqui num sábado de manhã e ver toda esta atividade, esta juventude ativa, a ocupar o seu tempo livre em atividades que verdadeiramente lhes fazem bem, a cada um deles, e a nós enquanto sociedade”, expressou.

Num investimento municipal de 166.682,62 € (IVA incluído), a requalificação da pista de atletismo pretendeu resolver os “problemas estruturais gravíssimos associados a deficiências construtivas”, conforme admitiu ao mediotejo.net o autarca entroncamentense.

Desde a requalificação de todo o piso desportivo, incluindo a repintura da pista de atletismo e a criação e uma caixa de receção da vara de saltos em altura, até à conceção de um sistema de drenagem adequado, com a criação de pendentes na base do pavimento e caleiras periféricas de recolha de águas, nesta obra foi ainda contemplada a instalação de um ponto de água (torneira) para lavagens e regas.

“Hoje temos estes espaços em pleno funcionamento, com jovens em atividade e no futuro não temos dúvidas que assim continuará. (… ) Trabalhamos para criar melhores condições para a prática do desporto a toda a população do Entroncamento”, disse ainda Jorge Faria a propósito das obras de requalificação.

Agraciado com a medalha dos 75 anos do concelho e também com um livro temático sobre o Parque Verde do Bonito, o secretário de Estado João Paulo Rebelo aproveitou ainda o momento para se congratular com a presença do desporto no plano de investimentos português apresentado à Comissão Europeia para o quadro comunitário 2030.

Também presente nas inaugurações, o secretário técnico da CCDRC-Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, destacou a posição do Entroncamento enquanto município da região Centro com mais projetos de investimento executados na área da eficiência energética.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome