Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Setembro 25, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Hospital São João Baptista disponibiliza camas para SNS

O Hospital São João Baptista, valência da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, está a disponibilizar seis camas ao Serviço Nacional de Saúde no sentido de aliviar a pressão sobre os hospitais públicos. No âmbito desta parceria, uma das utentes transferidas acusou positivo à Covid-19 e originou uma situação de contágio na instituição hospitalar.

- Publicidade -

A disponibilização de camas ao Serviço Nacional de Saúde resulta de um acordo celebrado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do qual o Hospital São João Batista liberta seis camas para receber doentes não-covid.

Em reunião de Câmara de 1 de fevereiro, o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento deu conta de que numa das transferências “uma das pessoas transferidas vinha positiva e gerou um pequeno surto” no qual ficaram infetadas três utentes e seis profissionais de saúde. O autarca refere que o hospital tomou “os procedimentos em conformidade com a situação”, nomeadamente o cumprimento de isolamento por parte dos casos detetados.

- Publicidade -

A situação foi despoletada há cerca de uma semana, estando os casos em isolamento a meio do processo, conforme adiantou Jorge Faria, dando conta de que “não temos tido nenhuma evolução negativa sobre esta matéria”.

Em declarações ao mediotejo.net, o autarca acrescenta que a utente foi “devolvida ao hospital de origem”, sendo que no Hospital São João Baptista “a situação está controlada”.

Já esta quarta-feira, 3 de fevereiro, em declarações ao nosso jornal, a Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento confirma os casos positivos, dando conta de que “no final desta semana, estamos certos que o surto ficará praticamente extinto”.

Hospital São João Baptista, Entroncamento. Imagem: SCMENT

“Foi opção da Administração, sob orientação da Direção Clínica, testar todos os utentes e colaboradores do respetivo serviço. Sendo que no total resultaram 3 utentes positivos (todos assintomáticos e estáveis), dois dos quais cumprirão critério de cura já dia 4 de fevereiro. Relativamente aos profissionais, foram detetados 6 positivos, estando todos a aguardar resultados de uma segunda testagem, para poderem retomar a atividade profissional”, refere a Santa Casa em resposta às questões colocadas pelo nosso jornal.

Também no Hospital São João Baptista decorreu esta quarta-feira a primeira fase de vacinação aos profissionais de saúde, mediante o cronograma de vacinação existente. Refira-se que o Hospital São João Baptista continua em atividade, nomeadamente com consultas de especialidade, consulta aberta e medicina física e reabilitação.

Quanto às restantes valências da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, a instituição refere que “não existem, atualmente, surtos ativos”.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome