- Publicidade -
Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Entroncamento | Freguesias com novos balcões para “aproximar a administração aos cidadãos”

Desde o dia 27 de fevereiro que as duas Juntas de Freguesia do Entroncamento estão dotadas de Espaços Cidadão, pontos de atendimento que reúnem serviços de diferentes entidades num único balcão.

- Publicidade -

A inauguração dos Espaços Cidadão na Junta de Freguesia de S. João Baptista e na Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima foi presidida pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

Após a receção no edifício dos Paços do Concelho, os participantes dirigiram-se para a sede da Freguesia de S. João Baptista onde a representante do Governo, o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta descerraram a placa de inauguração do novo serviço.

- Publicidade -

Rui Maurício, Presidente da Junta, mostrou-se orgulhoso pela inauguração do Espaço Cidadão e ao mesmo tempo preocupado pela “dor de cabeça” que tal representa uma vez que a Autarquia fica sobrecarregada com mais solicitações.

Por isso, pediu que o protocolo com a Câmara fosse revisto, que esta cedesse uma funcionária para fazer formação das funcionárias da Junta e poder substituí-las em caso de férias.

- Publicidade -

Apesar de tudo realçou a utilidade do balcão onde “os cidadãos vão poder tratar dos assuntos da sua vida quotidiana nas suas diversas valências constituindo uma iniciativa inovadora de atendimento”.

Jorge Faria, Presidente da Câmara, identificou os novos balcões como “espaços que irão facilitar a ligação dos cidadãos à administração central e local”, ao mesmo tempo que enalteceu o exemplo de colaboração entre três entidades: o Governo, a Câmara e as Juntas de Freguesia.

Este aspeto foi também realçado pela Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, para quem o Espaço Cidadão representa “uma enorme mais-valia uma vez que aproxima muito a administração aos cidadãos”.

Sendo certo que os serviços disponibilizados no balcão estão acessíveis através da internet em casa de qualquer um, a representante do Governo lembrou que há muitas pessoas que não querem ou não sabem utilizar a internet.

Graça Fonseca revelou que já existem a funcionar no país mais de 500 Espaços Cidadão e que, até final do mandato, o objetivo é duplicar este número.

Falou da versão móvel que já funciona e que pode ir de aldeia em aldeia, bem como a versão solidária que pode ir a hospitais ou a centros de dia para atender pessoas que não se consigam deslocar. O objetivo é sempre “aproximar os serviços das pessoas”, concluiu.

Seguiu-se a inauguração do Espaço Cidadão na sede da Junta de Freguesia de Nossa Senhora de Fátima. Aqui, o Presidente Ezequiel Estrada, depois de fazer uma apresentação da Freguesia, revelou a sua preocupação quanto à eventual grande afluência de cidadãos ao novo serviço temendo não ter capacidade de resposta às solicitações.

Da mesma forma, revelou temer que esta seja a primeira de mais transferências de competências da Administração Central e alertou para as limitações orçamentais e humanas da Junta.

Quer o Presidente da Câmara, Jorge Faria, quer a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, procuraram tranquilizar o autarca dizendo acreditar na capacidade de resposta da Junta e que estariam recetivos a rever alguns aspetos do serviço e do protocolo.

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome