Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sexta-feira, Setembro 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Festival ‘Rail Fest’ leva concertos de 25 a 27 de junho ao MNF

Águeda, Entroncamento e Vila Velha de Rodão acolhem até maio de 2022 o projeto “Rail Fest – programação cultural em rede”, numa viagem pelo património ferroviário que arranca este mês de junho.  Dino D’Santiago, The Legendary Tigerman, Susana Travassos e Pedro Dionísio & Banda Estação 1960 são os primeiros a subir a palco em junho com espetáculos gratuitos.

- Publicidade -

2021 é o ano europeu do transporte ferroviário e no âmbito do repto lançado pela Comissão Europeia em aliar comboios, património e identidade territorial, os três municípios referidos organizam este programa cultural em rede, com o propósito de promover o património ferroviário, os museus e as cidades.

Assim nasce o Rail Fest, uma viagem entre territórios, culturas e gerações que de junho de 2021 a maio de 2022 vai “abrir caminhos exploratórios para novas aprendizagens e experiências” através de uma programação assente no conceito de viagem enquanto atividade humana.

- Publicidade -

Destinado ao público jovem-adulto e adulto, com enfoque nas famílias residentes na região centro, o Rail Fest é sinónimo de música, exposições, cinema, seminários e arte urbana, num cruzamento de percursos entre artistas locais e nacionais.

Este programa é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020, FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Rail Fest arranca no Museu Nacional Ferroviário com Dino D’Santiago, The Legendary Tigerman, Susana Travassos e Pedro Dionísio & Banda Estação 1960

O Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento será o palco, entre os dias 25 e 27 de junho, dos espetáculos musicais de Dino D’ Santiago, The Legendary Tigerman, Susana Travassos e Pedro Dionísio & Banda – Estação 1960.

No dia 25 de junho, pelas 21h00, a viagem começa com Dino D’ Santiago. Músico e compositor português de ascendência cabo-verdiana, começou por chamar a atenção em 2003, na “Operação Triunfo”. Em 2019, com o disco “Mundu Nôbu”, ganhou “Melhor Álbum”, “Melhor Artista Solo” e “Prémio da Crítica” dos Play-Prémios da Música Portuguesa, sendo o cantor que mais prémios recebeu nesta primeira edição. Em 2019, pisou palcos como o do Super Bock Super Rock e o do NOS Primavera Sound (Porto), entre outros.

No dia seguinte, 26 de junho, também às 21h00, o Rail Fest recebe “The Legendary Tigerman”. É o alterego de Paulo Furtado, artista de Coimbra. Inspirado no velho formato de one-man-band, nascido nas margens do Delta de Mississipi, é um conceito adaptado e vivido no Século XXI, com uma espécie muito particular – ao formato analógico tradicional (bombo, prato de choque, guitarra) juntam-se soluções eletrónicas.

No dia 27 de junho, pelas 16h00, é a vez de Susana Travassos subir a palco. A cantora algarvia assume uma forte ligação à América Latina, tendo vivido quase dez anos entre o Brasil e a Argentina, onde gravou o seu último disco, “Pássaro Palavra”, e se apresentou ao lado de grandes nomes da música como Toninho Horta, Yamandu Costa, Carlos Aguirre, Chico Cesar, Zeca Baleiro, entre outros.

Também no dia 27 de junho, às 18h00, joga em casa Pedro Dyonysyo & Banda – Estação 1960. Pedro Dyonysyo e a sua banda apresentam temas originais em formato acústico e intimista numa viagem musical no espaço e no tempo, num espetáculo que irá vincar referências ao Entroncamento e à ferrovia, que serão o mote orientador deste espetáculo.

RAIL FEST no Entroncamento. Imagem: CME

Os espetáculos anunciados decorrem no Museu Nacional Ferroviário, sendo as entradas gratuitas, com limitação de lugares. Os bilhetes estarão disponíveis a partir de 9 de junho, para levantamento na Galeria Municipal (Centro Cultural), no Museu Nacional Ferroviário ou no local, duas horas e meia antes do início, caso não esgotem anteriormente. Tendo em conta as limitações, serão apenas disponibilizados quatro bilhetes por pessoa.

As reservas poderão ser efetuadas a partir de 9 junho pelo email cultura@cm-entroncamento.pt ou através do número 249 720 400 – tecla 6 e devem ser levantadas no local do espetáculo até 30 minutos antes do mesmo. Caso não sejam levantadas nesta condição, a reserva fica sem efeito.

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome