Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Julho 24, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento: Feriado com música, brincadeiras, desporto e sopas

O Entroncamento assinalou o feriado municipal esta terça-feira, dia 24, com atividades pela cidade e para todos os gostos. As celebrações começaram nos Paços do Concelho com a apresentação do novo Coro Infantil da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento e terminaram com o Festival de Sopas e Animação no Pavilhão Desportivo Municipal. Pelo meio houve homenagens, exposições, brincadeiras infantis e atividades desportivas.

- Publicidade -

As cerimónias oficiais do 70º aniversário do concelho tiveram início às 10h00 com a atuação do Coro Infantil da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento na escadaria do edifício dos Paços do Concelho. Cerca de trinta crianças e jovens entoaram o Hino Nacional acompanhados pelo executivo camarário, o presidente da Assembleia Geral, João Lérias, os presidentes das Juntas de Freguesia de São João Baptista e Nossa Senhora de Fátima, Rui Maurício e Ezequiel Soares Estrada, respetivamente, e muitos convidados. O hastear das bandeiras nacional e municipal também ficou a cargo de munícipes mais novos, trajados com as respetivas fardas de bombeiros.

DSCF7207 (2)

- Publicidade -

O Hino Nacional foi cantado por todos os presentes

No Salão Nobre homenagearam-se os funcionários municipais que se aposentaram e com 25 anos de serviço, seguindo-se os discursos de Jorge Faria e João Lérias, que destacaram o desenvolvimento do concelho em áreas como a saúde, educação, desporto, eficiência energética, social e proteção civil. Um trabalho realizado, nas palavras do presidente da autarquia, “por uma equipa coesa que tenho muito gosto de liderar” e em parceria com diversas entidades locais no sentido de “consolidar uma cidade para as pessoas”.

DSCF7270 (2)

Convidados e munícipes encheram o Salão Nobre

A importância dos projetos candidatos a fundos comunitários no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que integra três ARU – Áreas de Reabilitação Urbana, também foi salientada. Entre eles, encontra-se a recuperação do Cineteatro S. João, apontada por João Lérias como peça fundamental para a consolidação da componente cultural num concelho que tem “tudo para dar certo”. No final da cerimónia foi inaugurada a exposição documental sobre a cidade em meados do século passado (1945-1955) na Galeria Municipal.

DSCF7346 (2)

Exposição Documental sobre o Entroncamento 1945-1955

Depois de almoço, famílias e crianças puderam usufruir de uma tarde repleta de brincadeiras no Centro Cultural e as celebrações estenderam-se à freguesia de Nossa Senhora de Fátima. A Caminhada do Apetite e uma Mega Aula de Zumba ajudaram a esquecer o frio e prepararam os desportistas para o Festival de Sopas e Animação, que teve lugar no Pavilhão Desportivo Municipal. As atividades realizadas nesta freguesia foram organizadas pelo CLAC – Clube de Lazer, Aventura e Competição, o Ginásio Onda Física e a Casa do Benfica.

DSCF7401 (2)

A caminhada abriu o apetite para as sopas do festival

O programa comemorativo do 70º aniversário do concelho do Entroncamento prolonga-se até ao próximo fim de semana, com as Jornadas de Prevenção da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens na quarta-feira, hoje, e o teatro de revista “P’ro Diabo Kus Carregue” no sábado, dia 28.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here