Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Segunda-feira, Outubro 18, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Espírito natalício ecoou na Igreja de NS de Fátima (c/ fotos e vídeos)

O Natal chegou na noite de sexta-feira, dia 22, com o concerto da Associação Concórdia Música na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. As 45 vozes do Coral Concórdia e do novo coro de câmara juntaram-se a 12 músicos, alguns da Associação Filarmónica e Cultural do Entroncamento, e trouxeram o espírito único desta altura do ano mais cedo. No sábado, dia 23, foi a Igreja de Santa Maria do Olival, em Tomar, a receber o concerto de Natal.

- Publicidade -

Não estávamos em família, apesar de muitas se encontrarem na plateia cheia, nem havia lareira acesa, ainda que o jogo de luzes muitas vezes nos remetesse para esse ambiente. No entanto, o calor dos momentos natalícios esteve presente nos 13 temas interpretados sob orientação do maestro Pedro Correia e do maestro-adjunto Miguel Galhofo, com quem falámos durante o ensaio geral.

Contagem decrescente para concerto da Associação Concórdia na Igreja de NS de Fátima (Entroncamento)

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017

- Publicidade -

Pedro Correia e Miguel Galhofo durante o ensaio geral

Pedro Correia é, igualmente, o diretor artístico da associação cultural criada em maio deste ano no Entroncamento cujo coro se estreou em setembro no Centro Cultural do concelho. Neste projeto musical surge acompanhado por Miguel Galhofo, maestro do Coro SFA 1º de Dezembro, do coro juvenil e do Coro Polifónico da Golegã (adjunto) e diretor artístico do Coro de Câmara “Cantar Nosso”, na Golegã.

O segundo orientou o coro de câmara no início, assumindo de seguida o lugar de tenor e a batuta passou para o primeiro, que também deu voz a alguns temas. Ao longo de mais de uma hora ecoaram pelo templo religioso obras como “Lux Nova”, de Eric Whitacre, “For, behold, darkness shall cover the earth”, de G.F. Haendel, “Nasceu, já nasceu”, de Fernando Lopes-Graça, “O Holy Night”, de John Rutter, e “Jingle Bells”, de Aaron Copland.

A mensagem de “esperança”, “alegria” e “paz” referida pelo presidente da associação, Fernando Soares, na folha de sala – entregue ao público com uma pequena lembrança – conseguiu sentir-se de forma cadenciada. Os aplausos foram-se multiplicando e fizeram-se de pé nos últimos instantes do concerto que terminou com “Jingle Bells”, de J. Pierpoint e D. Willcocks.

Partilhamos os primeiros momentos que fizeram o Natal chegar mais cedo. Quem esteve presente pode recordar, quem não esteve pode deixar-se envolver.

Concerto de Natal da Associação Concórdia Música na Igreja de NS de Fátima (Entroncamento)

Publicado por mediotejo.net em Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017

Início do concerto na Igreja de NS de Fátima

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome