Apoie o jornalismo que fazemos,
junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Sábado, Outubro 23, 2021

Apoie o jornalismo que fazemos, junte-se à nossa Comunidade de Leitores

- Publicidade -

Entroncamento | Dia comemorativo no Regimento de Manutenção (c/ fotogaleria)

O 62º Aniversário do Serviço de Material e o 12º Aniversário do Regimento de Manutenção foram comemorados na manhã desta sexta-feira, dia 9, nas instalações do Regimento de Manutenção. A cerimónia oficial juntou representantes de entidades militares e civis da região e foi presidida pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte.

- Publicidade -

As condições atmosféricas adversas levaram a que momento simbólico se realizasse num pavilhão fechado onde se reuniram os convidados e as forças em parada, comandadas pelo Tenente-Coronel de Material José Melo. Estas eram constituídas pela Fanfarra do Exército, a Banda do Exército, o Bloco de Guiões constituído por militares da Direção de Material e Transportes, Escola dos Serviços, Regimento de Manutenção e da Unidade de Apoio Geral do Exército e companhias do Batalhão de Manutenção.

O momento incluiu uma homenagem aos combatentes caídos em combate, assim como a intervenção do Diretor Honorário do Serviço de Material, General Ilídio Morgado da Silva. No seu discurso referiu, entre outros pontos, as missões em que têm participado no território nacional e estrangeiro, a necessidade de adequação aos avanços tecnológicos e a forma como os recursos humanos são comprometidos pela colocação de alguns elementos, sobretudo sargentos, em missões “fora do seu contexto primitivo”.

- Publicidade -

A cerimónia foi presidida pelo CEME, General Francisco Rovisco Duarte. Foto: mediotejo.net

O General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Frederico Rovisco Duarte, tomou então da palavra e começou por enaltecer o “empenho e dedicação”, que servem de “exemplo a todo o Exército”. Perante o Comandante do Regimento de Manutenção, Coronel José Valente Castelhano, e os restantes elementos da tribuna de honra, o CEME fez igual referência à criação de estruturas organizacionais integradoras de mais funcionários e à receção de novos meios, nomeadamente viaturas ligeiras, no biénio 2018/2019.

De seguida, procedeu-se à entrega de condecorações a 15 militares, nomeadamente, com uma Medalha de Serviços Distintos (grau prata), cinco Medalhas de Mérito Militar (uma de segunda classe, duas de terceira classe e duas de quarta de classe), Medalhas D. Afonso Henriques – Mérito do Exército (uma de terceira classe e cinco de quarta classe) e Medalhas de Comportamento Exemplar (três de grau ouro).

A cerimónia que assinala a criação da Companhia Divisionária de Manutenção de Material (CDMM), a 3 de março, e o dia comemorativo do serviço do Exército que tem como patrono o Tenente-General Bartholomeu da Costa, terminou com uma visita dos presentes à Exposição Estática de Material e Fotográfica e um almoço convívio.

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome