- Publicidade -

Terça-feira, Janeiro 25, 2022
- Publicidade -

Entroncamento | Cursos Técnicos Superiores Profissionais já são realidade no concelho

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de Proteção Civil e Socorro e de Comunicação e Marketing recebem os primeiros estudantes na Escola Profissional Gustave Eiffel a partir do próximo ano letivo. O protocolo entre as três entidades envolvidas foi assinado esta terça-feira, dia 5, e prevê a criação de um polo de ensino superior no campus deste estabelecimento de ensino.

- Publicidade -

A cerimónia teve lugar na Escola Profissional Gustave Eiffel, onde o documento recebeu as assinaturas dos representantes da Câmara Municipal do Entroncamento (Jorge Faria), da Cooptécnica / Gustave Eiffel, Cooperativa de Ensino e Formação Técnico Profissional C.R.L. (Augusto Guedes e Irene Guedes) e do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências / Universitas, Cooperativa de Ensino Superior e Investigação Ciêntifica C.R.L. (Maria Cristina Ventura e Pedro Brás).

Os pormenores da oferta formativa em Proteção Civil e Socorro e em Comunicação e Marketing foram dados a conhecer momentos antes pelos respetivos coordenadores de curso, Paulo Gil Martins e Jorge Farromba. Ambos destacaram a forte componente prática dos TeSP, que acompanha planos curriculares adequados ao atual mercado laboral e não esquecem a vertente do empreendedorismo.

Momento da assinatura do protocolo. Fotos: mediotejo.net
- Publicidade -

Paulo Gil Martins destacou ainda a importância da “dimensão humana” presente no curso de Proteção Civil e Socorro e o “rápido crescimento e desenvolvimento” desta área de saber. Jorge Farromba, por seu lado, sublinhou os diversos casos de estudo com que os alunos de Comunicação e Marketing são desafiados ao longo da formação que os capacita para “saber como passar a mensagem e fazê-lo da melhor forma”.

As áreas em que os futuros técnicos superiores profissionais irão trabalhar foram, igualmente, apresentadas durante a cerimónia por Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, e Mário Rui Fonseca, Diretor Executivo do jornal digital mediotejo.net.

Paulo Gil Martins e Jorge Farromba. Fotos: mediotejo.net
- Publicidade -

O primeiro sublinhou a importância da “mudança de paradigma” com a aposta no conhecimento científico, na investigação, no desenvolvimento e na inovação, assim como a necessidade de se encontrar equilíbrio entre a prevenção e a atuação durante as ocorrências. O segundo focou a era digital e a necessidade de acompanhar a evolução dos tempos através de uma formação contínua na qual os TeSP se enquadram.

No final, o mediotejo.net falou com Jorge Faria sobre os cursos que recebem os primeiros estudantes no início do próximo ano letivo em horário pós-laboral, tendo o presidente da autarquia referido que as inscrições já estão abertas. As mesmas podem ser feitas junto dos serviços académicos da Escola Profissional Gustave Eiffel e do ISEC Lisboa, assim como online.

Segundo o autarca, a médio prazo, o procedimento poderá repetir-se para os interessados nos cursos de Logística, Gestão Hoteleira e Intervenção Social e Comunitária, caso sejam aprovados, e a longo prazo para quem pretenda frequentar Engenharia Mecatrónica, também em desenvolvimento. Todos os cursos funcionarão no campus da Escola Profissional Gustave Eiffel que, conforme indicou Augusto Guedes esta terça-feira, sofrerá obras de reabilitação.

Mário Silvestre e Mário Rui Fonseca. Fotos: mediotejo.net

Para o futuro está igualmente prevista a instalação de um polo de ensino superior do ISEC Lisboa neste local, uma aposta que Jorge Faria considera importante e representa o regresso do ensino superior ao concelho depois da escola do Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISTC), que ali funcionava, ter encerrado em dezembro de 2003.

A localização estratégica do Entroncamento, com acessos rodoviários e ferroviários privilegiados, e a vertente pós-laboral dos novos cursos TeSP foram apontados como mais-valias neste projeto que considera ser “muito positivo” para o concelho e para a região. No último caso, esta sai beneficiada uma vez que a nova oferta formativa potencia a “fixação de quadros técnicos”, acrescentado que os autarcas do Médio Tejo e da Lezíria estão “empenhados para que existam mais iniciativas empresariais” e sejam criadas condições para se ter e fixar “mão de obra qualificada”.

A cerimónia teve lugar no auditório da Escola Profissional Gustave Eiffel. Fotos: mediotejo.net

Os TeSP permitem aceder e ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado do ensino superior público ou privado, com exceção do ensino superior militar ou policial, através de concurso especial. Este ciclo de estudos dura quatro semestres curriculares e é ministrado no ensino politécnico através de unidades curriculares organizadas em três componentes: geral e científica, técnica e em contexto de trabalho (estágio no último semestre).

Podem candidatar-se a estes cursos de ensino superior os titulares de cursos de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, das provas de avaliação da capacidade para a frequência do ensino superior de maiores de 23 anos, assim como de diplomas de especialização tecnológica, técnico superior profissional ou grau de ensino superior que pretendam requalificação profissional.

Os interessados nos novos TeSP, tipologia de ensino criada em 2014 e que em 2017 tinha ultrapassado os 11.000 alunos inscritos, podem consultar mais informação sobre as principais atividades e planos curriculares de cada curso no site do ISEC Lisboa (Proteção Civil e Socorro aqui e Comunicação e Marketing aqui).

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

- Publicidade -
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome