- Publicidade -

Segunda-feira, Dezembro 6, 2021
- Publicidade -

Entroncamento concluiu processo de requalificação das piscinas municipais e pista de atletismo

Num investimento de um milhão de euros, o Entroncamento inaugura este sábado, 20 de novembro, as obras de requalificação das Piscinas Municipais e da Pista de Atletismo José Canelo. Momentos inseridos nas comemorações dos 76 anos de elevação do Entroncamento a concelho e que vão contar com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

- Publicidade -

“São intervenções para nós muito importantes”, admite ao mediotejo.net o presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Jorge Faria, acerca das obras de requalificação levadas a cabo pela autarquia nos últimos meses.

Num investimento perto do milhão de euros, foram requalificados dois equipamentos desportivos da cidade: as Piscinas Municipais, numa intervenção de 825.000,00€ (IVA incluído), financiada em cerca de 50% por fundos comunitários (CENTRO 2020); e a Pista de Atletismo José Canelo, numa empreitada financiada a 100% pelo orçamento municipal no valor de 166.682,62 € (IVA incluído).

- Publicidade -

Com foco na eficiência energética, a obra de requalificação das Piscinas Municipais permitiram, nas palavras do autarca entroncamentense, “melhorar, claramente, a comodidade para quem as usa”, sem esquecer os “ganhos significativos ao nível da eficiência energética” resultantes de uma “alteração substancial na estrutura interior da piscina”.

reabertas ao público desde o início do passado mês de outubro, as renovadas Piscinas Municipais contaram com melhoramentos nos sistemas de climatização e ventilação, de produção de aquecimento de água, implementação de cobertura automática do plano de água nos dois tanques, substituição de luminárias por LED’s e instalação de sistemas de energia renovável (solar térmico e fotovoltaico) para autoconsumo. A substituição da cobertura e alçado sul por vãos envidraçados com vidro duplo e a criação de um novo espaço polivalente intermédio foram outras das ações levadas a cabo.

Piscinas Municipais do Entroncamento após obras de requalificação de eficiência energética. Imagem: CME

Alvo de uma reabilitação profunda foi também a Pista de Atletismo José Canelo. “Era uma pista que apresentava problemas estruturais gravíssimos associados a deficiências construtivas, eu direi mesmo, alguma ligeireza na sua construção”, admite Jorge Faria ao mediotejo.net, acrescentando que a empreitada levada a cabo foi, na prática, “refazer quase toda a pista”.

Desde a requalificação de todo o piso desportivo, incluindo a repintura da pista de atletismo e a criação e uma caixa de receção da vara de saltos em altura, até à conceção de um sistema de drenagem adequado, com a criação de pendentes na base do pavimento e caleiras periféricas de recolha de águas, nesta obra foi ainda contemplada a instalação de um ponto de água (torneira) para lavagens e regas.

A inauguração das reabilitações destas infraestruturas desportivas localizadas na zona norte da cidade entroncamentense, na zona do Parque Verde do Bonito, vai acontecer este sábado, 20 de novembro, a partir das 11h00, num momento que tem já confirmada a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo.

Após a inauguração da Pista de Atletismo, haverá ainda um torneio de atletismo com atletas do Clube de Lazer, Aventura e Competição (CLAC).

Abrantina mas orgulhosa da sua costela maçaense, rumou a Lisboa com o objetivo de se formar em Jornalismo. Foi aí que descobriu a rádio e a magia de contar histórias ao ouvido. Acredita que com mais compreensão, abraços e chocolate o mundo seria um lugar mais feliz.

- Publicidade -
- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça o seu comentário, por favor!
O seu nome